POLÍCIA

Detentos do semiaberto na cidade aguardam liberação para domiciliar

Direção da penitenciária desmente informação de que havia mais de 200 presidiários soltos em Uberaba

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 20/03/2020 às 21:20Atualizado em 18/12/2022 às 05:06
Compartilhar

Presos em regime semiaberto ainda aguardam a liberação temporária da Justiça para ficar em prisão domiciliar. Até ontem (19), nenhum recluso havia recebido benefício em Uberaba. A informação foi confirmada ontem pelo Jornal da Manhã, junto ao diretor penitenciário da 5ª Região de Minas Gerais, Itamar Silva Ribeiro Júnior, que abrange ainda os presídios de Araxá e Iturama. 

Segundo Itamar, a direção da penitenciária aguarda a lista dos beneficiários, que serão apontados pelo Judiciário. Por outro lado, a Justiça já definiu a colocação de tornozeleiras eletrônicas nos reclusos que obtiverem a progressão temporária de regime.

Silva aproveitou para rebater informações falsas de que já estariam liberadas 200 pessoas. “Não houve nenhuma liberação. Quando foi publicada a portaria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Uberaba tinha 65 presos no regime semiaberto, que ficaram presos aguardando a decisão”, enumera.

Outro ponto observado por Itamar Silva é que, após a soltura ser decretada pela Juíza, a aplicação de tornozeleiras fará com que a saída dos presos seja intercalada. “Nós não temos capacidade de colocar mais que cinco ou seis tornozeleiras por dia. Então, ainda estamos estudando como vamos aplicar as tornozeleiras para depois buscá-las em Belo Horizonte e fazer a liberação”, revela.

Como o JM havia publicado em primeira mão, cerca de 100 presos da penitenciária “Professor Aluízio Ignácio de Oliveira” devem ser beneficiados. Seriam os 65 que já gozam do regime semiaberto e aqueles que compõem o grupo de risco, composto por pessoas com maior vulnerabilidade de contrair o coronavírus. “Não é um caso extremo, tão alarmante como está sendo colocado. A maioria dessas pessoas já tem contato com a sociedade, passa o dia livre e apenas pernoita no presídio”, conclui. 

A portaria foi publicada na semana passada e não se aplica àqueles que respondem por falta grave.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por