POLÍCIA

47 cães da raça pitbull são resgatados acorrentados e subnutridos em Minas Gerais

Animais foram recolhidos em sítio que era utilizado para reprodução dos cães. Dono do local, policial civil será processado. Em todas as fases da operação, 47 animais foram resgatados

Publicado em 22/11/2019 às 18:53Atualizado em 18/12/2022 às 02:09
Compartilhar

Uma força tarefa coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais resgatou 47 cães da raça pitbull em situação de maus-tratos, que viviam em um sítio em Sabará.

Os cães foram levados para lares temporários em Belo Horizonte. Os animais estavam subnutridos e apresentavam feridas recentes com sangramento e infecção, além de lesões no pescoço causadas pelo constante acorrentamento, que impedia a movimentação, devido ao peso e grossura das correntes. Os pitbulls ficavam expostos ao frio, chuva e ao calor. Dois dos cães encontrados na primeira operação não mais estavam no sítio, fato que será investigado pelo Ministério Público (MP).

Foram apreendidas várias correntes, coleiras e objetos que, segundo o MP, demonstravam a clara intenção do autor, que é da Polícia Civil, na manutenção do local exclusivamente para criação e reprodução destes animais.

Os animais passarão por avaliação veterinária e processo de ressocialização para que possam ser adotados.

Entenda o caso. A primeira ação de resgate dos pitbulls foi em 11 de julho organizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Sabará, com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef), do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim) e da Central de Apoio Técnico (Ceat) do MPMG.

Após a primeira ação, o investigado compareceu ao MPMG, prestou declarações e assinou Termo de Ajustamento de Conduta preliminar por meio do qual se obrigou a adotar medidas emergenciais, sob a orientação de médico veterinário, para assegurar o bem-estar dos cães. Ele ainda se comprometeu a entregar os cães para adotantes indicados pelo Ministério Público. Contudo, o autor descumpriu as medidas acordadas e será processado por isso. A apuração dos fatos se deu através de procedimento Investigatório Criminal do MPMG, que teve início em 14 de novembro de 2018.

Dia 11 de julho três cães em estado mais grave foram encaminhados para atendimento veterinário e internados no Hospital Veterinário da UFMG.

A segunda etapa foi dia 16 de julho, quando foram resgatados e encaminhados outros 13 animais para um Hospital Veterinário.

Em 2 de agosto de 2019 foi realizada uma nova busca e apreensão de mais 13 animais no local, quando se constatou que a situação dos animais não havia mudado.

Em 16 de outubro de 2018, nova força tarefa foi empenhada ao local, mas não havia ninguém no sítio para permitir o acesso, sendo a última fase realizada nesta quinta-feira.

*Com infomações do Estado de Minas

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por