JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 15 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍCIA

Polícia Militar realiza cerimônia em homenagem à Bandeira Nacional

Em Uberaba, em frente do 4º Batalhão de Polícia Militar, foi realizada a cerimônia em homenagem ao pavilhão nacional

20/11/2019 - 00:00:00. - Por Tulio Micheli Última atualização: 20/11/2019 - 07:50:02.

Sérgio Teixeira/PMMG


Cerimônia de incineração das bandeiras velhas foi realizada ontem, pela Polícia Militar, durante as comemorações ao maior símbolo do país

Comemorado ontem em todo o Brasil o Dia da Bandeira. Em Uberaba, em frente do 4º Batalhão de Polícia Militar, foi realizada a cerimônia em homenagem ao pavilhão nacional. Policiais militares, alunos do Colégio Tiradentes e demais órgãos do Sistema de Defesa Social participaram do evento. Todos realizaram as atividades inerentes ao culto à Bandeira Nacional, reafirmando sua tradição de amor, respeito e patriotismo. 

O evento prestou homenagens ao maior símbolo do país, que foi projetado em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, auxiliado por Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. A Bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, trazendo em seu cerne os ideais republicanos sintetizados no lema “Ordem e Progresso”, originário do positivismo de August Comte, que se traduz em “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”. 

Em dias de festa ou luto nacional é obrigatoriamente hasteada em repartições públicas, escolas e sindicatos. Durante o ano letivo é obrigatório seu hasteamento solene em escolas públicas e particulares pelo menos uma vez por semana. No entanto, no dia 19 de novembro, o hasteamento ocorre às 12h e 18h, com solenidades especiais. De acordo com o art. 32 da Lei N.º 5.700, de 1º de setembro de 1.971, “as bandeiras em mau estado de conservação deverão ser entregues a qualquer Unidade Militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar”.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia