POLÍCIA

Cães dos Bombeiros passam por treinamento de socialização em Uberaba

Dois dos sete animais do canil em Uberaba foram ao Centro para se habituarem com barulhos e movimentação de pessoas

Michelle Rosa
Publicado em 08/10/2019 às 14:28Atualizado em 18/12/2022 às 00:53
Compartilhar

Foto/divulgação Corpo de Bombeiros 

Cães do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiro estão em treinamento de socialização. Na manhã nesta segunda-feira (7) dois deles foram levados pelos militares até a região central de Uberaba para se habituarem com barulhos e movimentação de grandes grupos de pessoas.

De acordo com informações da coordenação do Canil dos Bombeiros em Uberaba, atualmente, sete animais fazem parte da corporação. “Esse tipo de atividade é previsto no treinamento dos cães e, para que isso aconteça, o cão deve se acostumar com o ambiente, com pessoas e outros animais, para que ele possa desempenhar todas as funções que competem a ele. Por isso o trabalho de socialização é tão importante”, explica Kaio César Damacena Silva, tenente do 8ºBBM.

O tenente também explica que essas atividades contribuem para que o animal consiga desempenhar todas as suas funções. “O animal não pode ser um excelente cão de busca, que faz um serviço muito bem, mas que se assusta com a presença de outro animal, por isso fazemos a socialização, para que o trabalho tenha efetividade”, conta Damacena.

No fim de semana, a corporação também esteve com um cão no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, para visitar crianças que moram na unidade desde que nasceram e nunca tinha visto um cão de perto.

Antes da visita, os militares e os animais passaram por um treinamento.

De acordo o tenente, no caso do hospital, o trabalho de socialização e ainda mais intenso, pois é preciso que o animal tenha mais docilidade.

“Esses cães são treinados para buscas de pessoas desaparecidas e perdidas. Quando recebemos o convite do hospital, fomos adquirir conhecimento e capacitação para que fosse possível realizar esse encontro”, contou.

A partir desta visita, há a expectativa de assinatura de um termo com o HC-UFTM, para que a atividade seja realizada com mais regularidade. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por