JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 14 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍCIA

Explosão na Interbairros arremessa pedra contra casa de moradores no São Bento

Moradora encontrou pedra de grande porte dentro de sua residência

28/05/2019 - 07:53:15. - Por Tulio Micheli Última atualização: 28/05/2019 - 15:10:37.

Fotos/Jairo Chagas

Há algumas semanas, a reportagem foi acionada na rua Bolívar de Oliveira, no Jardim São Bento, para ouvir pedido de socorro de moradores daquela região, que sofriam com explosões realizadas em grande pedra de basalto, que impede a conclusão da obra de abertura da avenida Interbairros, que ligará parte oeste de Uberaba com a Univerdecidade.

No dia dos fatos, o engenheiro da obra esteve no local e confirmou que realmente tem sido usado determinado tipo de explosivos no local. A intenção era quebrar a pedra que impede passagem de tubulação pelo trecho.

Ainda no dia em que a reportagem esteve no local, a Prefeitura Municipal se comprometeu a utilizar uma menor quantidade de explosivos, como também, avisar os moradores da região sobre os dias e horários das explosões.

Parte do aviso foi cumprida à risca, uma vez que moradores foram avisados, porém, a promessa de diminuição de explosivos parece ter tido ação contrária.

Isso porque na noite desta segunda-feira (27), moradora da referida via chegou em casa e teve uma péssima surpresa. Na área externa da sua residência, uma mesa de mármore estava quebrada e, quando a mulher foi verificar o motivo do móvel estar danificado, notou uma pedra, de aproximadamente 15 quilos, caída no chão. Ao olhar para cima, viu um buraco no telhado e, somente assim, confirmou que o bloco havia sido arremessado contra seu imóvel durante as últimas explosões.

A pedra percorreu aproximadamente 150 metros até atingir a residência e, felizmente, ninguém se feriu.

A Polícia Militar foi acionada e compareceu no local para confecção do boletim de ocorrência. A proprietária do imóvel afirmou que acionará o Município para que ações como esta não se repitam.

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Uberaba, fomos informados que a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) recebeu no final da tarde de ontem (27) a denúncia e que por determinação do Prefeito Paulo Piau, a obra foi suspensa por 48h, para que uma apuração seja feita. "Importante destacar, que ao contrário do que foi divulgado pelas redes sociais, o material usado para explosão rochosa não é dinamite e sim Piroblast, que tem como efeito, a deterioração fragmentada, ou seja, as pedras são quebradas e não causam o efeito de explosão que se espalha – característico da dinamite. A obra é acompanhada por engenheiro da prefeitura e também por engenheiro qualificado e certificado pelo exército para acompanhar estas explosões. Laudos técnicos serão apresentados e juntados à apuração da Prefeitura"

O município ainda destaca que está acompanhado de perto o caso. "A Prefeitura Municipal de Uberaba, ao ser informada do caso, agiu de forma imediata, não sendo omissa em relação ao ocorrido. Segundo o titular da Sesurb, Antonio Sebastião de Oliveira, independente da apuração, a empresa responsável pela obra da Avenida Interbairros esteve no local, representada pelo seu diretor geral e por um engenheiro da prefeitura, que avaliaram a reclamação e atendeu prontamente a moradora que será ressarcida dos bens danificados", fim da nota.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia