ESPORTE

Resultado faz brasileiros repensarem estratégia para São Silvestre em 2018

Publicado em 03/01/2018 às 08:27Atualizado em 16/12/2022 às 07:36
Compartilhar

Foto/Divulgação

Joziane Cardoso foi a melhor brasileira, apenas na 10ª posição. Entre os homens, a melhor colocação foi o 12º lugar

O etíope Dawitt Admasu e a queniana Flomena Cheyech lideraram o pelotão africano a mais uma dobradinha na São Silvestre, no último dia do ano. A hegemonia do continente na prova de rua mais tradicional do Brasil só cresce, enquanto os donos da casa olham os rivais de longe. Fora do pódio (top 5 nas corridas de rua), o país amargou seu pior resultado neste século.

Joziane Cardoso foi a melhor brasileira, apenas na 10ª posição. Um cenário que coloca os corredores anfitriões em alerta.

“Precisamos repensar o que erramos para 2018 e colocar algum brasileiro no meio deles (os africanos). Eles têm um número bem maior na elite mundial, mas temos alguns talentos também”, disse Ederson Vilela ao site globoesporte.com. Ele foi o melhor brasileiro, na 12ª posição.

Desde o ano 2000 o Brasil só havia ficado fora do pódio em 2011. Mesmo naquele ano o resultado foi melhor do que no domingo (31). Cruz Nonata bateu na trave com a sexta colocação. No período, o Brasil tem sete títulos entre homens e mulheres, contra 28 dos africanos e um da Sérvia.

Na análise dos corredores brasileiros, dois pontos colocam os africanos em vantagem. O primeiro é o local de treinament os africanos, especialmente os quenianos, treinam em altitude, o que dá maior resistência. O segundo é a periodização de provas: os brasileiros competem mais para juntar dinheiro.

“Quenianas treinam só para a São Silvestre. Chegamos com uma carga bem grande de competições. Não é justificativa, mas elas estão à frente da gente. Se priorizar mais, fazer trabalho de altitude, vamos conseguir correr com elas e quebrar a hegemonia. Não é impossível”, disse Joziane ao site globoesporte.com.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por