CIDADE

Microchipagem de cães e gatos é estendida para entidades a partir desta segunda-feira

Publicado em 16/07/2021 às 20:06Atualizado em 19/12/2022 às 02:53
Compartilhar

A partir de segunda-feira (19), terá início a microchipagem dos animais que estão abrigados nas Organizações Não Governamentais (ONGs), enquanto que no Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias o trabalho vem ocorrendo desde 2019. O Município tem dez mil microchips de identificação disponíveis para serem implantados em cães e gatos. O primeiro local que receberá a campanha será o Abrigo dos Anjos, que tem, atualmente, 472 animais. Depois, será a vez da Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra), onde vivem mais de 600 caninos.

De acordo com a chefe da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte, Luma Tamm Luiz da Costa Pupulin, já foram microchipados em Uberaba, até o momento, 3.600 indivíduos. É necessário que esse chip seja implantado de forma subcutânea por médico veterinário, obrigatoriamente. “Essa é a maior dificuldade, porque, para realizar o trabalho em larga escala, teríamos que contar com diversos profissionais atuando até mesmo de forma voluntária”, disse.

O trabalho junto às ONGs será realizado pelo veterinário Michel Sanches Ferreira e agentes do Departamento. Essa ação vai acontecer de segunda a sexta-feira até terminarem os animais do Abrigo dos Anjos e, posteriormente, será a vez daqueles abrigados na Supra. “Não existe um prazo para encerramento dessa campanha, devido ao grande número de animais e à equipe reduzida”, salientou.

Segundo a superintendente de Bem-Estar Animal, Isa Fátima Silveira Cyrino, é muito importante que a população de cães e gatos receba o microchip de identificação. Desse modo, acrescentou, será possível conhecer essa população e promover políticas públicas mais eficazes para atender às suas necessidades.

As pessoas podem levar seus pets para microchipar, gratuitamente, no Departamento localizado na avenida Tutunas, 658 (Tutunas). Para mais informações, os interessados em colocar o microchip no seu animal podem ligar no canil pelo 3317-4655.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por