POLÍTICA

Saúde afirma que não houve aplicação de dose vencida em Uberaba, mas erro de lançamento

Raiane Duarte
Publicado em 02/07/2021 às 20:06Atualizado em 18/12/2022 às 15:07
Compartilhar

Repercutiu na mídia nacional, nessa sexta-feira, a notícia da aplicação de 26 mil doses vencidas da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo, a partir de um levantamento feito por estudiosos, com base no cruzamento de dados oficiais do governo federal. O trabalho é dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp. Em Uberaba, segundo nota da Secretaria Municipal de Saúde, não houve a aplicação de dose vencida na população, mas um erro de lançamento do número do lote aplicado.

“Reportagem divulgada pela imprensa nacional aponta que doses de vacinas contra a Covid-19 vencidas foram aplicadas em diversas cidades brasileiras. Em Uberaba, apenas uma pessoa teria sido vacinada com o imunizante vencido. Em apuração, a Secretaria Municipal de Saúde constatou que não houve a aplicação de dose vencida na cidade, mas, sim, erro de lançamento do número do lote aplicado. Cada lote tem especificada a data de validade da vacina”, afirmou a pasta.

Na reportagem veiculada, uma moradora da cidade teria tomado a dose do lote 4120Z005 da AstraZeneca, vencido em 14 de abril. Porém, conforme a Saúde, o lote do imunizante aplicado foi o 213VCD030Z, também da AstraZeneca, com vencimento ainda para setembro.

“Como os dados da vacinação são registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, fonte da reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde, assim que constatou o erro, fez a correção do número do lote no sistema”, finalizou a nota.

Já a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que as vacinas recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas e entregues aos municípios mineiros dentro do prazo e com prazo de administração anterior à data de vencimento.

“A SES-MG realiza um rigoroso protocolo de conferência de todos os imunizantes antes de enviar para as 28 Unidades Regionais de Saúde. Este processo assegura o controle de temperatura, o acondicionamento das caixas de vacina, bem como a verificação dos prazos de validade. Para além deste processo, em cada remessa de vacina enviada aos municípios, uma nova Nota Informativa é emitida sobre o quantitativo de doses, especificidades, público-alvo e alerta quando o prazo de validade está próximo.

A SES-MG orienta que os imunizantes sejam administrados dentro do prazo estabelecido pelo fabricante. Minas Gerais recebeu três dos oito lotes citados pelo jornal Folha de S. Paulo. O lote 4120Z001, com vencimento em 29/3, foi distribuído às URSs em 26/2, 1/3 e 19/3. Já o lote 4120Z005, com vencimento 14/4, teve distribuição para as URSs no dia 12/3. Em 5/4, a SES-MG realizou a última distribuição do lote CTMAV506, que tinha o prazo de validade para 31/5”.

Ainda conforme o Estado, a SES está em contato com os municípios para conferir se as aplicações foram realizadas fora do prazo e registradas no Vacinômetro e no SI-PNI, além de orientar as medidas que serão tomadas a partir do resultado desta análise.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por