ESPORTE

Final da Copa Libertadores será em dois jogos

Após proposta para que a competição tivesse decisão em confronto único, Conmebol confirmou disputa pelo título em duas partidas

Publicado em 05/10/2016 às 20:28Atualizado em 16/12/2022 às 17:08
Compartilhar

A decisão da Copa Libertadores de 2017 será com jogos de ida e volta. A confirmação foi feita pela Conmebol em nota divulgada para imprensa. O presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, era um dos mentores da ideia, que foi descartada para a edição do ano que vem, mas que pode ser revista.

“A ideia de uma final única é organizar uma grande festa para celebrar o futebol e fazer dele um elemento de integração sul-americana. Desde o ponto de vista desportivo, uma praça pré-definida tem o atrativo de oferecer um campo de jogo neutro para os finalistas, conservando um elemento de surpresa, pois sempre existe a possibilidade de que uma equipe local consiga chegar à final. Contudo, isso requer um planejamento de primeiro nível para garantir padrões de excelência em términos de logística, infraestrutura, segurança, mobilidade e organização de eventos. Também escutamos as preocupações dos torcedores, e a Conmebol deve trabalhar para que haja alternativas de viagem e alojamento que permitam que toda a paixão de uma final de Copa Libertadores chegue a qualquer cidade”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Dados como o número de habitantes e representatividade foram alguns dos fatores que levaram a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) a dar mais duas vagas ao Brasil na Copa Libertadores do ano que vem, ampliando de quatro para seis o número de classificados via Campeonato Brasileiro, além do campeão da Copa do Brasil. E se o ganhador da Sul-Americana for Chapecoense ou Coritiba, o total de brasileiros chegaria a oito.

O país será o único a ter mais duas vagas. Chile, Colômbia e Argentina ganharam mais uma. Mesmo com o crescimento no total de participantes – de 38 para 44 –, a Conmebol prevê uma disputa mais qualificada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por