ESPORTE

PF prende grupo que preparava atos de terrorismo para Olimpíada

A Polícia Federal prendeu ontem um grupo de 10 brasileiros que planejavam possíveis ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Publicado em 22/07/2016 às 08:36Atualizado em 16/12/2022 às 18:00
Compartilhar

Presidente em exercício, Michel Temer garante segurança para os Jogos do Rio

A Polícia Federal prendeu ontem um grupo de 10 brasileiros que planejavam possíveis ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas por Alexandre de Moraes, ministro da Justiça, em pronunciamento oficial.

Segundo Moraes, o grupo foi monitorado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin),pela  Polícia Federal, além de agências de inteligência internacionais. Os suspeitos, presos em dez Estados do país, mantinham contato com o grupo extremista Estado Islâmico, mas não chegaram a viajar para fora do país para contatá-los pessoalmente.

“A comunicação entre os suspeitos se deu por aplicativos como WhatsApp e Telegram, além das redes sociais como Facebook e Twitter. Houve um chamado ‘batismo’ de integrantes no Estado Islâmico, mas este foi o único contato com o grupo. Não houve planejamento, financiamento, eles nem saíram do país”, disse Moraes.

Os nomes dos detidos e detalhes da Operação não serão divulgados, para que não haja interferência nas investigações. Ainda segundo Alexandre de Moraes, o grupo comemorou os recentes ataques reivindicados pelo Estado Islâmico na boate gay em Orlando (EUA) e nas comemorações do Dia da Bastilha em Nice (França).

“Um dos suspeitos entrou em contato com um site de armas clandestinas no Paraguai, solicitando a compra de um fuzil AK-47 para realização de uma operação. Este também foi um momento crucial, que mostrou um ato preparatório. Não há informação de que ele tenha efetuado a compra, mas o simples ato de circular entre eles, deve ser imediatamente combatido”, afirmou.

Para os extremistas, o Brasil não fazia parte da coalizão contra o Estado Islâmico. Entretanto, a proximidade dos Jogos Olímpicos e a crescente entrada de estrangeiros no país colocou o território brasileiro como possível alvo do grupo terrorista, segundo Moraes.

O presidente em exercício, Michel Temer, tem divulgado manifestações em vídeo, por meio das redes sociais, para tranquilizar turistas e atletas em relação à segurança do evento esportivo que será aberto no dia 5 de agosto. No último pronunciamento, na segunda-feira, 18, o peemedebista disse que a segurança dos Jogos Olímpicos estará “muito reforçada”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por