JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 10 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ESPORTE

Continua depois da publicidade



Novidade da Uefa na Copa, impedimento semiautomático será testado na Supercopa

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

04/08/2022 - 07:00:08. - Por Agência Estado Última atualização: 04/08/2022 - 07:00:28.

Foto/VAR


A Uefa está disposta a acabar com a polêmica e os erros dos impedimentos em suas competições oficiais e anunciou nesta quarta-feira que iniciará testes de utilização da ferramenta de impedimento semiautomático (SAOT), um sistema moderno que determinará a posição real dos jogadores em campo no momento dos lances questionáveis. A partida entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt pela final da Supercopa, dia 10 de agosto em Helsinki, na Finlândia, será a primeira a contar com o moderno sistema.

A tecnologia do impedimento semiautomático já foi anunciada como uma das principais novidades para a Copa do Mundo do Catar, entre 18 de novembro e 21 de dezembro, e também será utilizada e aprimorada na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, que começa uma semana após a final da Supercopa.

"A Uefa busca constantemente novas soluções tecnológicas para melhorar o jogo e apoiar o trabalho dos árbitros", afirmou Roberto Rosetti, responsável pela arbitragem da entidade. "Este inovador sistema permitirá às equipes do VAR determinar as situações de fora de jogo de forma rápida e mais precisa, melhorando a consistência das decisões."

De acordo com a Uefa, o impedimento automático funcionará graças a câmeras especiais que serão utilizadas nos jogos com capacidade de acompanhar 29 pontos corporais diferentes de cada jogador. Desde 2020 que a entidade vem aprimorando o serviço já em competições oficiais.

"O sistema está pronto para ser utilizado em partidas oficias e implementado em cada sede da Liga dos Campeões", garantiu Rosseti. O primeiro árbitro que trabalhará com a ferramenta será o inglês Michael Oliver, designado para apitar a final da Supercopa da Uefa.
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar