ESPORTE

Grêmio vence Lanús e fica a 1 ponto das oitavas. Bahia vence e assume liderança

Agência Estado
Publicado em 14/05/2021 às 09:10Atualizado em 19/12/2022 às 03:47
Compartilhar

O Grêmio fez o dever de casa ao superar o Lanús por 3 a 1 nesta quinta-feira, em Porto Alegre, manteve a campanha perfeita na Sul-Americana, com quatro vitórias em quatro partidas e ficou a um ponto do mata-mata da competição. Em excelente fase, o jovem atacante Ferreira, com dois gols e uma assistência, foi o protagonista do triunfo da quarta rodada da fase de grupos. O experiente lateral Rafinha também teve boa atuação.

Com 12 pontos e líder com folga do Grupo H, o Grêmio precisa de um empate nas duas rodadas que restam contra Aragua e La Equidad, dois times muito frágeis tecnicamente - o primeiro levou 8 a 0 dos gaúchos semana passada - para confirmar sua vaga nas oitavas da Sul-Americana. O Lanús tem seis pontos e é o segundo da chave.

O jogo começou acelerado, com dois gols em cinco minutos. Em sua primeira chegada, o Grêmio fez 1 a 0 com Matheus Henrique. O baixinho meio-campista ficou livre de marcação dentro da área e cabeceou para o gol após cruzamento preciso de Ferreira. Placar inaugurado aos dois minutos.

Aos cinco, o Lanús respondeu na mesma moeda e empatou com Burdisso. Após escanteio cobrado por De la Vega, o zagueiro subiu soberano no miolo da área e acertou uma cabeçada potente para empatar. A reação do time argentino parou por aí. Com mais qualidade técnica, os gaúchos tomaram conta do jogo e retomaram a vantagem aos 21, contando com o talento de Ferreira.

Em grande fase, o jovem atacante tabelou com Rafinha, que mandou cruzamento na medida para o companheiro mandar para as redes. Novo gol de cabeça em Porto Alegre do talentoso jogador, o grande destaque gremista nesta temporada.

Depois de sair da pressão do adversário, a equipe tricolor administrou o resultado. Sofreu um pouco com a marcação intensa, faltou volume ofensivo, mas a atuação gremista no primeiro tempo, no geral, foi boa. Nos minutos finais, Thiago Santos saiu machucado e deu lugar para Maicon.

No segundo tempo, o Grêmio, mesmo sem ser brilhante, controlou o jogo com tranquilidade, trocando passes com paciência e sem dificuldades para se defender dos argentinos, sem inspiração. Coube a Ferreira aparecer novamente para marcar o terceiro e sacramentar o triunfo em Porto Alegre.

No lance, Diego Souza recebeu bela enfiada de Rafinha e serviu o garoto, que, livre, empurrou para as redes, chegando à marca de dez gols e sete assistências nesta temporada. É a principal peça do Grêmio e já desperta o interesse do futebol europeu. É o melhor jogador do time e também da competição, por enquanto.

O Grêmio deixa a Sul-Americana de lado por uns dias e foca nas finais do Campeonato Gaúcho contra o arquirrival Internacional. O primeiro Gre-Nal será disputado no próximo domingo, no Beira-Rio e o segundo, na Arena do Grêmio, dia 23.

GRÊMIO - Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Maicon), Matheus Henrique (Darlan) e Lucas Silva; Luiz Fernando (Guilherme Azevedo), Ferreira (Léo Pereira) e Diego Churín (Diego Souza). Técnic Tiago Nunes.

LANÚS - Lautaro Morales; Aguirre, Alexis Pérez, Burdisso e Bernabéi; Aude (Esquivel), Cechi (Vera), De la Vega e Lautaro Acosta (Besozzi); Sand (José López) e Orsini (Orozco). Técnic Luis Zubeldía.

BAHIA VENCE ASSUME A LIDERANÇA NA SUL-AMERICANA

O Bahia não quis saber de surpresas e, na noite desta quinta-feira, venceu o lanterna Guabirá (BOL) por 1 a 0 no estádio Gilberto Parada, em Montero, na Bolívia, em duelo válido pela quarta rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. Gilberto fez o único gol da partida no segundo tempo.

Com o resultado, o Bahia assumiu a liderança da chave com oito pontos ganhos. Mesma pontuação que o vice-líder Independiente (ARG), só que em primeiro lugar por ter melhor saldo de gols: 6 a 4. Já o Guabirá, eliminado, segue na lanterna sem pontuar - são quatro derrotas em quatro jogos disputados. Apenas o líder vai avançar às oitavas.

A vitória em território boliviano foi conquistada em um lance individual do atacante Gilberto, um dos ídolos da torcida. Ele chegou a marca de 67 gols com a camisa do Bahia, consolidando seu lugar no hall de artilheiros da história do clube.

Ao contrário do que se imaginava, o Bahia adotou postura cautelosa diante do Guabirá e pouco fez para tirar o zero do placar no primeiro tempo. Foram raras as vezes em que o time brasileiro pressionou o time da casa, deixando o confronto morno e sem criatividade.

Tanto é que o Bahia resolveu ser mais efetivo no campo ofensivo somente após os 30 minutos. Em um dos lances, Matheus Bahia tabelou com Rodriguinho e cruzou na área para o centroavante Gilberto, que não conseguiu acertar finalização à meta do goleiro Mustafá.

No segundo tempo a postura do Bahia foi totalmente diferente e o time brasileiro logo conseguiu abrir o placar. Aos 11 minutos, Gilberto dominou bola, passou pela marcação e finalizou com a perna esquerda, sem chances de defesa para o goleiro.

A vantagem no placar foi importante para tirar a ansiedade de alguns jogadores do Bahia e forçou o Guabirá a sair para o ataque, mesmo que sem qualidade. Aos 27, Peredo recebeu cruzamento e finalizou nas mãos do goleiro Matheus Teixeira.

Nos minutos finais da partida o confronto passou a ser ataque x defesa. O Guabirá se lançou ao ataque pelo empate, enquanto o Bahia se defendeu e aguardou o apito final para comemorar mais três pontos.

O Bahia voltará a campo na terça-feira para enfrentar o Independiente, às 19h15, em Avellaneda, na Argentina. Enquanto Guabirá receberá o Montevideo City na quinta-feira, às 21h30, novamente em Montero, na Bolívia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por