ESPORTE

Técnicos opinam sobre a volta do amador

Publicado em 31/05/2020 às 18:31Atualizado em 18/12/2022 às 06:42
Compartilhar

Foto/Reprodução

Futebol amador ainda em compasso de espera para o retorno aos gramados. A ideia geral é a de que a volta precisa ser liberada pelas autoridades sanitárias

Ouvimos alguns treinadores de ponta do futebol da cidade e dois colaboradores e ex-jogadores. As opiniões foram praticamente iguais, mas algumas diferenças, por falta de conhecimento a verdadeira força da pandemia cria sempre aquela incerteza. Sequência dos campeonatos de Máster “A”; amador “B” e Infantil e início dos outros sete certames, pode até não acontecer.

Na verdade, ninguém, tem uma previsão exata da liberação do futebol amador. A aglomeração dos torcedores em volta dos estádios, torcendo e tomando alguma bebida pode ser fator negativo. Tudo isso foi observado pelos entrevistados.

Jefferson Kolosso, técnico do Sete Colinas acredita que 2020 já era e que tudo deve começar em janeiro de 2021. Mas se voltar, os cuidados com a saúde de todos seria obrigação.

Jeremias Santos, treinador do Beira Rio, acredita que vai ter campeonato e confia na perícia do presidente da LUF. Todas as categorias vão estar em ação, inclusive a Copa dos Campeões.

O organizado técnico do Fabricio EC, Marcio Souza acredita que recomeçam todas as competições. É deixar a politicagem de lado e começar a pensar nas pessoas que necessitam do esporte, setor que envolve renda emprego informal e entretenimento. A doença, mesmo sem vacina já estará controlada com testes para todos do grupo de risco, que são a maioria da sociedade e não pode parar o mundo por causa da minoria. Quem é do grupo de risco fica em casa. A única categoria que pode não acontecer é o Sênior que tem, 85% de atletas acima dos 45 anos. –

Por outro lado, Paulo Victor técnico do Bonsucesso disse que o futebol amador é essencial para a nossa cidade, mas primeiramente vem a saúde da população e dos atletas. O vírus não vai acabar nem hoje, nem amanhã e nem daqui um ano e por aí vai, mas chegara o momento certo para termos segurança de voltar a conviver com essa insegurança do covid 19, assim como existem outros. Não sei quando chega a vacina. Os clubes amadores, LUF, FUNEL, Secretaria de Saúde estão conscientes e vem fazendo um belo trabalho com relação a essa pandemia. Acredito na volta, mas com a certeza de que todos estarão seguros. Em cada partida, não correr o risco de ser contaminado e levar para a família. Ainda não temos condições de examinar e tratar de todos os atletas. Espero que as autoridades resolvam tudo isso.

O técnico Antônio Carlos Barbosa um dos maiores vencedores do futebol amador, acredita que, desde que as autoridades da saúde liberem tem que voltar mesmo. Os atletas têm que respeitar as regras, o público com distanciamento correto e usando máscara, desta maneira sou a favor da volta, pois está fazendo falta para todos.

O veterano João Dedin tem a opinião favorável e não vê problemas, desde que começam depois de julho.

O advogado e craque dos Sênior Adriano Leal acha que deve proibir que atletas de outras cidades venham atuar este ano na LUF. Realizar jogos em estádios fechados, inclusive à noite.

Nas categorias Máster e Sênior, os atletas deveriam comprar testes rápidos junto a UFU (R$ 30 cada). Os jogadores devem levar os uniformes para suas casas. Cada partida fazer dez substituições. Ele acredita que agosto a bola voltar a rolar.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por