ESPORTE

Valencia tenta parar ataque da Atalanta nas 8ªs da Liga dos Campeões

Italianos possuem um dos melhores ataques do mundo na temporada atual

Publicado em 18/02/2020 às 16:56Atualizado em 18/12/2022 às 04:19
Compartilhar

A espera acabou! 

Depois de dois meses de “férias”, a Liga dos Campeões da Europa retorna nesta semana com os primeiros duelos das 8ªs de final da maior competição de clubes do mundo. Depois de dois jogos na terça-feira, é a vez de Atalanta e Valencia iniciarem a briga pela vaga na próxima fase nesta quarta (19), no San Siro, em Milão, em um dos duelos mais equilibrados que devemos ver até que se saiba quais são os oito times que seguem no campeonato após o primeiro mata-mata. 

As equipes chegam para o jogo em momentos diferentes, não apenas entre elas, mas também se comparado a como estavam quando a fase de grupos terminou. Naquela ocasião, o Valencia conseguiu a primeira colocação do Grupo H que teve uma disputa ponto a ponto entre os espanhóis, Ajax e Chelsea por duas vagas no mata-mata. A Atalanta, por sua vez, protagonizou uma arrancada improvável no Grupo C e avançou para as eliminatórias na segunda posição, atrás do Manchester City. 

Agora, com o primeiro dos dois jogos entre as equipes pelas 8ªs de final às vésperas de acontecer, é hora de saber como estão Atalanta e Valencia para a partida e as armas que cada um tem para largar na frente e continuar em busca do tão sonhado título da UEFA Champions League.  Atalanta  Como passou pela fase de grupos?

A Atalanta passou pela primeira fase da Liga dos Campeões da Europa da forma mais improvável possível. Depois de uma ótima temporada passada no Campeonato Italiano, onde teve o seu ataque como a principal arma para uma campanha que culminou na 3ª colocação no nacional, as expectativas para a primeira participação na competição continental eram altas. 

O sonho virou um pesadelo já na estreia, quando os italianos levaram 4x0 do Dinamo Zagreb, fora de casa. Derrotas, em casa, para o Shakhtar Donetsk e, fora, para o Manchester City fizeram com que a equipe terminasse o turno sem pontuar e praticamente eliminada da Liga dos Campeões ainda na fase de grupos. 

No entanto, um empate, diante do Manchester City, e vitórias convincentes contra os croatas e os ucranianos fez com que a Atalanta realizasse um verdadeiro milagre e alcançasse a vaga para o mata-mata do campeonato na vice-liderança do grupo. Com ânimo renovado, os italianos não têm o que temer diante do Valencia e sonham que é possível seguir trilhando o caminho rumo a objetivos maiores.  Como chega para o jogo?

Desde que venceu o Shakhtar Donetsk por 3 a 0, na Ucrânia, e carimbou a vaga para o mata-mata, a Atalanta vem de uma sequência que tem pontos muito positivos e alguns negativos. Começando pela parte ruim, os italianos sofreram alguns reveses que preocupam, como as derrotas para Bologna e SPAL 2013, empate diante do Genoa, e derrota contra a Fiorentina que resultou na eliminação da Copa da Itália. 

Falando dos pontos positivos, o ataque da Atalanta segue funcionando muito bem. Com incríveis 72 gols em 31 jogos oficiais na temporada, a equipe tem um dos setores ofensivos mais potentes do mundo. Quem conheceu essa força de perto foram Milan e Palermo, goleados por 5 a 0, e Torino, que foi atropelado por 7 a 0. Aliás, essa última goleada iniciou uma série de quatro jogos sem derrota da La Dea, que espera ampliar a sequência contra o Valencia, diante do seu torcedor. 

Para a alegria do técnico Gian Piero Gasperini, a Atalanta tem força máxima à disposição do primeiro jogo contra o Valencia. O único que não pode atuar é jovem zagueiro croata Bosko Sutalo, recém-contratado e que ainda nem estreou pela equipe (ele ainda faz um treino separado de adaptação).  Valencia  Como passou pela fase de grupos?

Quando o sorteio definiu que o Grupo H da Liga dos Campeões seria disputado entre Ajax, Chelsea, Lille e Valencia, os espanhóis já sabiam que teriam trabalho para bater, principalmente, os dois primeiros. E a expectativa se tornou realidade, com os três brigando até a última rodada pelo par de vagas que a chave disponibilizou ao mata-mata da competição. 

A vitória contra o Chelsea na Inglaterra na primeira rodada animou, mas a goleada sofrida diante do Ajax em casa no jogo seguinte deu a tônica do que seria a vida do Valencia nos quatro jogos restantes. A equipe se comportou muito bem desde então, mas chegou à partida decisiva precisando derrubar os holandeses em Amsterdã. O artilheiro Rodrigo deu conta do recado e não apenas colocou os espanhóis na próxima fase, como o fez deixando o clube na liderança da chave.  Como chega para o jogo?

Desde que comemorou a vaga no mata-mata da Champions League na Holanda, o Valencia não tem vivido dias que o fazem relembrar a sensação daquela noite em Amsterdã. São apenas quatro vitórias em 12 partidas no Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Neste período, acumula goleadas sofridas para Mallorca e Getafe, empate contra o Cultural Leonesa da 3ª divisão e eliminações na Supercopa para o Real Madrid e na Copa do Rei para o Granada.

O que mantém acesa a chama da esperança do Valencia é a vitória diante do Barcelona, por 2 a 0, na última semana de janeiro, em um jogo em que o adversário da Atalanta tem muito o que comemorar pela forma como passou por Lionel Messi e companhia. A única coisa que o torcedor espera é que atuações como essa e como contra o Ajax voltem a acontecer nas 8ªs da Liga dos Campeões. 

A notícia ruim é de que o treinador Albert Celades pode ter um desfalque dos mais terríveis para este jogo. Além de Gabriel Paulista, que cumprirá suspensão, Rodrigo, artilheiro do time na temporada, é dúvida e só deve ter a sua presença confirmada às vésperas da partida acontecer.  Aposte com o Betsul

O futebol europeu promete muitas emoções nos próximos dias com os primeiros jogos eliminatórios da Liga dos Campeões da Europa. Para apostar neste e em muitos outros campeonatos de diversas modalidades é só se cadastrar no Betsul, o melhor site deapostas esportivas da América do Sul, aproveitar até R$ 120 de bônus do primeiro depósito e começar a palpitar. 

Fonte: Betsul

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por