ESPORTE

João Menezes ganha prêmio de melhor tenista do País em 2019

Uberabense se destacou ao conquistar a medalha de ouro no Pan de Lima

Publicado em 11/12/2019 às 21:45Atualizado em 18/12/2022 às 02:45
Compartilhar

João Menezes foi eleito o melhor tenista brasileiro de 2019. O uberabense, de 22 anos, recebeu o troféu no Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na noite de terça-feira (10), em evento na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. 

Na cerimônia, o COB premiou os melhores atletas brasileiros do ano em 57 modalidades. “Grande honra receber esta homenagem ao lado de tantas feras do esporte brasileiro”, publicou João Menezes, em suas redes sociais.

João Menezes foi reconhecido principalmente após a disputa nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Em agosto, ele derrotou o chileno Tomás Barrios por 2 sets a 1 e conquistou a medalha de ouro da modalidade, tornando-se o sexto brasileiro a vencer no simples do Pan.

A grande temporada do uberabense pode ser vista através do histórico dele no ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). João iniciou a temporada na 398ª posição geral. Agora, o tenista ocupa o 191º lugar, um salto de 207 posições em quase um ano. Entre os brasileiros, Menezes é o segundo, atrás apenas de Thiago Monteiro (89º geral).

A guinada começou no mês de maio, quando o uberabense venceu o Challenger de Samarkand, no Uzbequistão. Entre as diversas participações no circuito mundial do Challenger, João participou ainda de duas das grandes competições do tênis mundial: a Copa Davis e o US Open.

Nesta última, realizada em Nova Iorque, João Menezes por pouco não conseguiu entrar na chave principal, na qual as grandes estrelas do tênis mundial competem. João acabou eliminado na última partida do qualifying. 

Depois do ouro em Lima, João obteve uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Agora, para confirmar a classificação, basta o tenista se manter no top 300 do ranking mundial da ATP até junho de 2020  - data de corte para a convocação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por