ESPORTE

Por visual agressivo, F1 terá carros mais pesados da história em 2021

Quando os pilotos passaram a fazer parte das reuniões em que a Fórmula 1 discute seu novo regulamento, um dos três pilares que eles pediram que fossem revistos era o peso dos carros

Folhapress
Publicado em 19/10/2019 às 12:12Atualizado em 18/12/2022 às 01:11
Compartilhar

Quando os pilotos passaram a fazer parte das reuniões em que a Fórmula 1 discute seu novo regulamento, um dos três pilares que eles pediram que fossem revistos era o peso dos carros. Os engenheiros, inclusive, concordam que este é um problema nos veículos atuais, pois acaba forçando os pneus e inibindo as disputas. 

Mas não vai ter jeit os carros de 2021 serão os mais pesados da história, podendo até passar pela primeira vez a barreira dos 900kg quando estiverem prontos para largar no GP da Austrália.

Isso será o subproduto de duas mudanças questionadas pelos próprios engenheiros, a começar pela adoção de pneus de 18 polegadas, bem mais pesados que os atuais. Trata-se de uma mudança que visa deixar o visual do carro mais agressivo, sem qualquer motivação técnica, e que vai adicionar pelo menos 8kg no peso total do carro. 

"Há muitas discussões em relação ao peso porque os carros foram ficando mais pesados por conta da segurança - mas pelo menos são mais seguros - e também por conta dos motores. Mas essa conta pode aumentar junto com os pneus por conta dos aros, dos freios, etc. No total, estamos falando em pelo menos 35kg a mais. Para nós, é pior, porque esse peso a mais tem de ir para algum lugar, ou seja, é mais pressão para o pneu", diz o chefe de corridas da Pirelli, que fornece os pneus para a F1.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por