ESPORTE

Calor deve colocar maratona da Olimpíada a 800 km de Tóquio

Os Jogos de Tóquio caminham para ser os mais quentes da história

Folhapress
Publicado em 16/10/2019 às 18:27Atualizado em 18/12/2022 às 01:07
Compartilhar

A organização da Olimpíada de Tóquio-2020 anunciou ontem seus planos de transferir as disputas das maratonas e das provas de marcha atlética da capital para a cidade de Sapporo, que fica numa ilha ao norte do país (a cerca de 800 km de distância). "Em Sapporo, as temperaturas durante a época dos Jogos chegam a ser de cinco a seis graus célsius mais frias durante o dia", diz o comunicado do COI (Comitê Olímpico Internacional). 

A nota explica que, por enquanto, não estão previstas mudanças nos horários das maratonas, agendadas para o nascer do dia. Outras provas de atletismo dos Jogos, assim como de ciclismo mountain bike e rúgbi, já tiveram restrições de horários anunciadas por conta do calor.

Durante a maratona que serviu como teste para os Jogos, em setembro, a organização da prova aplicou um material de pavimentação especial nas ruas da cidade para amenizar a temperatura. Nos eventos preparatórios até aqui, existem áreas dedicadas a resfriar a temperatura, como tendas e estruturas com ventiladores e pulverizadores de água.

Há um encontro marcado para os dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Tóquio, para reunir federações, emissoras de televisão e membros da organização com o objetivo de debater as mudanças. 

Os Jogos de Tóquio caminham para ser os mais quentes da história. Na outra edição que aconteceu no Japão, a competição foi disputada em outubro por conta do calor. Em 2020, pressionados pelos horários da televisão dos Estados Unidos, o COI e o comitê organizador mantiveram o evento entre julho e agosto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por