ESPORTE

Isolada, Seleção não encara elite e desce no ranking Fifa

Baixo nível dos adversários faz Brasil cair para a terceira posição da lista

Divulgação
Publicado em 19/09/2019 às 22:53Atualizado em 18/12/2022 às 00:22
Compartilhar

A Seleção Brasileira caiu para a terceira posição do ranking da Fifa divulgado ontem pela entidade que comanda o futebol mundial. O Brasil, que ocupava a segunda colocação na lista divulgada em julho deste ano, foi ultrapassado pela França - a Bélgica segue na liderança. 

A queda na tabela da Fifa está diretamente relacionada ao isolamento brasileiro no cenário mundial. Desde a Copa do Mundo de 2018, a equipe do técnico Tite enfrentou somente um europeu, a República Tcheca, 44ª, e duas seleções do top 10, Colômbia e Argentina, 9º e 10º, respectivamente.

Hoje, Tite anunciará, a partir das 10h30, a convocação da equipe para novos amistosos. Os adversários dos próximos duelos serão Senegal e Nigéria, nos dias 10 e 13 de outubro, ambos em Singapura. Os senegaleses, vice-campeões da Copa Africana de Nações, ocupam a 20ª posição, enquanto os nigerianos, semifinalistas do torneio, estão em 33º lugar.

O novo ranking levou em conta os resultados da última data Fifa, contabilizando 78 amistosos oficiais, 60 confrontos eliminatórios para a Copa do Mundo e 74 jogos de classificação para competições continentais.

A possibilidade de enfrentar adversários fortes da Europa foi, de certa forma, atrapalhada pelo surgimento da Liga das Nações, torneio organizado pela Uefa e que passou a integrar o calendário europeu em 2018.

Os compromissos dessas seleções com a competição reduziram as datas livres para amistosos com equipes de outros continentes. Até o fim de 2019, os europeus também estarão ocupados com as partidas classificatórias para a Eurocopa de 2020. 

Ainda, para a conta da Fifa, os jogos da Liga das Nações passaram a ter peso superior ao de partidas amigáveis, segundo o mais recente algoritmo que calcula o ranking. A Seleção só voltará a disputar jogos de maior peso com o início das eliminatórias para o Mundial do Qatar, que começam em março do ano que vem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por