ESPORTE

Em crise, zaga do Cruzeiro terá duro teste contra o Fla

Com 4ª defesa mais vazada, time celeste vai enfrentar o melhor ataque da competição

Folhapress
Publicado em 19/09/2019 às 22:46Atualizado em 18/12/2022 às 00:22
Compartilhar

Nos últimos anos, a solidez da defesa foi uma das marcas de um Cruzeiro que tomava poucos gols na temporada. Mas esse não tem sido um ponto forte nos compromissos recentes da equipe. Em um momento atípico da temporada, o sinal de alerta no sistema defensivo está aceso, principalmente porque o próximo adversário do time (amanhã, às 17h) é o Flamengo, dono do melhor ataque do Brasileirão, com 42 gols. 

No Campeonato Brasileiro do ano passado, o Cruzeiro terminou o torneio com apenas 34 gols sofridos, o quinto melhor entre os participantes. Neste ano, já são 28 bolas vazadas, o que confere ao clube uma estatística quase oposta: a de quarta pior defesa, melhor apenas que Fluminense (29), Goiás e Chapecoense (32). Desde 2006 (quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes), os números da equipe em um primeiro turno só foram melhores que nas edições de 2007, 2009 e 2016. Contando a eliminação da Copa do Brasil para o Internacional, além das partidas contra o Grêmio e Palmeiras, pelo Brasileiro, foram oito tentos levados em apenas três partidas, média de 2,6 por jogo.

A instabilidade da defesa já era vista com Mano Menezes, mas ficou mais evidente depois da chegada de Rogério Ceni e da tentativa de deixar o time mais ofensivo. A estratégia durou pouco tempo e o treinador já deu sinais que repensou como escalar a equipe, agora novamente com dois volantes para proteger a zaga. Outro fator que pode ter contribuído para a queda de rendimento são as mudanças, algumas vezes forçadas, outras por opção técnica, mas que acabam afetando diretamente o entrosamento. 

Léo fraturou a clavícula e é desfalque. Dedé, se recuperando de uma torção no tornozelo, ainda é dúvida para pegar o Flamengo. Se não tiver condições, Rogério terá que escalar os jovens Fabrício Bruno e Cacá, terceiro e quarto reservas, respectivamente. A dupla já atuou junta contra o CSA, mas o compromisso contra o líder do Brasileirão aumenta consideravelmente a pressão por um bom desempenho em campo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por