ESPORTE

Falta de recursos trava desenvolvimento de atletas da Adefu

Os atletas com maior destaque em suas categorias conseguem incentivos pelo bolsa atleta do Governo Federal

Marília Mayer
Publicado em 16/08/2019 às 20:21Atualizado em 17/12/2022 às 23:27
Compartilhar

Três atletas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) vão no dia 23 de agosto para os jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. São eles Poliana Sousa, no atletismo, José Carlos Chagas e Ercileide da Silva, na bocha. 

Porém, outros atletas poderiam se desenvolver mais se não fosse a falta de recursos.

Um exemplo é a equipe de basquete, que tem participado apenas de competições regionais porque não tem dinheiro suficiente para viagens mais distantes. Além disso, o preço dos equipamentos para a prática é outro desafio. Porém, a previsão é retomar o incentivo à modalidade no ano que vem.

“Se você vai comprar uma cadeira de rodas de basquete é quase R$6 mil, se for um grupo de 12 pessoas essas cadeiras ficam muito caras. Nós já tivemos na segunda divisão do Campeonato Brasileiro por quase quatro anos. É uma viagem que fica muito cara, (para disputar) o basquete. A última que tivemos em campeonato nacional foi em Belém do Pará e tivemos parceria com as Forças Aéreas, que levaram a gente até lá para disputar e de lá pra cá, só os regionais”, explicou o presidente da associação, Renato Delfino Jesus.

Atualmente, 80 atletas treinam basquete, atletismo, bocha e halterofilismo na Adefu, que se organiza para melhorar o treinamento na natação e tênis de mesa.

Os atletas com maior destaque em suas categorias conseguem incentivos pelo bolsa atleta do Governo Federal. O esporte também tem patrocínio de duas empresas privadas.

Para manter o funcionamento, a Adefu tem um convênio com a Prefeitura e recebe doações de cidadãos por meio da conta da Codau, mas o que é arrecadado é para a manutenção de todas as despesas.

“O paradesporto está precisando ser reconhecido. Vem se destacando de longa data em Uberaba acho que poderia ter um apoio maior”, finalizou Renato Delfino Jesus. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por