ESPORTE

Tenista Thomaz Bellucci cumpre suspensão por doping

Afastado das quadras desde o US Open, Bellucci anunciou que foi flagrado em exame antidoping, que resultou em suspensão de 5 meses

Publicado em 06/01/2018 às 10:42Atualizado em 16/12/2022 às 07:30
Compartilhar

Divulgação

Thomaz Bellucci disputará torneios na América do Sul, no início de ano, dois deles no Brasil

Afastado das quadras desde o US Open, Thomaz Bellucci anunciou que foi flagrado em exame antidoping, que resultou em suspensão de cinco meses. Bellucci testou positivo para a substância hidroclorotiazida, diurético encontrado em um suplemento multivitamínico contaminado.

A hidroclorotiazida é proibida pela WADA e pela ITF por ser agente mascarante. Como está sem jogar desde agosto, a suspensão terminará no dia 31 de janeiro. Dessa forma, ele poderá voltar às quadras no ATP 250 de Quito, que começa no dia 5 de fevereiro.

Bellucci foi submetido ao exame antidoping no dia 18 de julho, durante o ATP 250 de Bastad, na Suécia, em que foi eliminado na estreia. O atleta consumia um polivitamínico sob recomendação médica para auxiliar em sua recuperação física. O uso do suplemento tem a ver com a sudorese excessiva do tenista, já diagnosticada por seus médicos.

"Jamais tomei qualquer tipo de suplemento ou substância que fosse me favorecer ou infrigir as regras do fair-play", disse Belluci por meio de comunicado oficial. "Nunca poderia imaginar que um multivitamínico feito em uma farmácia de manipulação pudesse sofrer contaminação cruzada em doses mínimas".

"Isso veio justamente em um momento em que eu estava me recuperando de lesões no tornozelo e fazendo uma transição importante para a minha carreira, de me mudar para a Flórida e montar uma base de treinamento lá para atingir o meu máximo potencial no circuito nos próximos anos", lamentou o paulista, que completou 30 anos em dezembro.

Bellucci foi notificado no dia 18 de setembro, quando ainda se recuperava da lesão e se preparava para disputar o ATP de Shenzhen, na China. Ele então retornou ao Brasil para tratar do tornozelo e apresentar sua defesa. "Tinha tanta certeza da minha inocência que parei tudo para cuidar disso".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por