ESPORTE

Taça SP de Futebol Júnior tem maior número de times da história

Disputada desde 1969, acontece sempre no início de ano; em 1971, passou a receber clubes de todo o Brasil

Publicado em 03/01/2018 às 08:26Atualizado em 16/12/2022 às 07:37
Compartilhar

Foto/Divulgação

O Corinthians é o atual campeão da Copinha e também maior vencedor com dez títulos na competição

A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018 começou ontem (2) e a final será disputada no dia 25. A edição terá recorde de clubes, com 128 participantes divididos em 32 chaves.

As 32 equipes-sede encabeçam seus grupos, cada uma com uma cidade. No caso da capital, particularmente, dois grupos jogam no local. Ano passado, Nacional e Juventus representaram a cidade, enquanto na próxima edição a Portuguesa substitui a equipe da Mooca. O atual campeão do torneio é o Corinthians, em final vencida sobre o Batatais.

As cidades que receberão os jogos da Copinha, como é conhecido o torneio, sã Araraquara, Barueri, Bebedouro, Capão Bonito, Capivari,  Cravinhos, Diadema, Fernandópolis, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Itapira, Itu, José Bonifácio, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Novo Horizonte, Osasco, Osvaldo Cruz, Penápolis, Porto Feliz, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, Taboão da Serra, Taubaté, Tupã e Votuporanga.

Originalmente a competição era chamada de Taça São Paulo de Juniores e era organizada pela Prefeitura de São Paulo, e não pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Em 1987, o então prefeito Jânio Quadros decidiu não arcar com a Taça São Paulo, que não foi realizada naquele ano.

Disputada desde 1969, acontece sempre no início de ano, de modo que a final seja disputada em 25 de janeiro (dia do aniversário da cidade de São Paulo). Até 1971 a competição só recebia clubes do estado de São Paulo, mas, a partir de 1971, a competição passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha é um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por