ESPORTE

CBF é punida por conduta discriminatória

A Confederação Brasileira de Futebol foi multada pela Fifa em 20 mil francos suíços (R$ 65 mil) devido a gritos homofóbicos

Publicado em 05/10/2016 às 20:31Atualizado em 16/12/2022 às 17:08
Compartilhar

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi multada pela Fifa em 20 mil francos suíços (R$ 65 mil) devido a gritos homofóbicos da torcida na partida entre Brasil e Colômbia, na Arena Amazônia, válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. No dia 6 de setembro, os torcedores entoavam gritos de "bicha" sempre que o goleiro colombiano cobrava um tiro de meta, o que motivou um procedimento disciplinar contra a CBF.

Além da entidade brasileira, as federações de Argentina, Honduras, El Salvador, México, Canadá, Chile, Paraguai, Peru, Itália e Albânia foram sancionadas por causa da conduta discriminatória e antidesportiva de torcedores, segundo informou a Fifa.

Em comunicado, a Fifa explicou que, "a teor das súmulas das partidas e das provas adicionais geradas por seu sistema de vigilância", iniciou as medidas disciplinares contra as mencionadas. Por ser reincidente, a seleção chilena não poderá disputar no Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, em Santiago, a partida contra a Venezuela prevista para o dia 28 de março de 2017. Além disso, a federação do país pagará uma multa de 65 mil francos suíços.

Também deverá assumir uma multa similar a federação hondurenha. Receberam uma sanção econômica menor as federações de Brasil, Albânia, El Salvador, Itália, México, Peru, Paraguai, Argentina, Canadá. "A totalidade destes procedimentos tem relação com afeições que mostraram uma conduta discriminatória ou antidesportiva, chegando inclusive a entoar cânticos homófobos em alguns casos", ressaltou a Fifa em comunicado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por