ESPORTE

Atletismo da Rússia é banido e revolta Yelena Isinbayeva

Acabou o sonho de Yelena. A atleta não poderá buscar o tricampeonato olímpico no salto com vara nos Jogos do Rio de Janeiro

Publicado em 22/07/2016 às 09:22Atualizado em 16/12/2022 às 18:02
Compartilhar

Divulgação

Yelena Isinbayeva é uma dentre os russos que foram vetados dos jogos de Rio - 2016

Acabou o sonho de Yelena Isinbayeva. A atleta não poderá buscar o tricampeonato olímpico no salto com vara nos Jogos do Rio de Janeiro, após o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) confirmar a suspensão do atletismo russo de todas as competições internacionais.

“Obrigada a todos por terem enterrado o atletismo. Isso é puramente político”, criticou Isinbayeva, em entrevista para uma agência de notícias da Rússia.

A decisão do TAS abre caminho para uma decisão ainda mais drástica: o Comitê Olímpico Internacional (COI) não descarta excluir o país como um todo, por conta de mais um relatório bombástico divulgado na segunda-feira, pela Associação Mundial Antidoping (Wada).

O relatório McLaren divulgou mais detalhes sórdidos sobre o "sistema de doping de Estado" na Rússia, com ajuda dos "mágicos" do FSB, os serviços secretos do Kremlin, descendentes da KGB.

Poucas horas depois da decisão do TAS, um porta-voz do COI informou à AFP que sua comissão executiva se reunirá no domingo, através de uma conferência telefônica de seus representantes.

Na quarta-feira, a entidade tinha estabelecido um prazo de sete dias para tomar uma decisão final. Ou seja, deve bater o martelo até o dia 27 de julho, apenas nove dias antes do início dos Jogos. Tudo indicava que o COI queria esperar a decisão do TAS para se pronunciar. O tribunal rejeitou o recurso da Rússia, deixando a 'opção nuclear' da exclusão total dos esportistas do país cada vez mais provável.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por