JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 15 de junho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Futebol em cartaz nos anos 1918: Uberaba x Sacramento

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

01/05/2021 - 00:00:00.

carlosticha@hotmail.com

Cartaz anunciando a partida 

TOQUE DE PRIMEIRA

Até o final da década de 20 e meados da de 50, muitas partidas de futebol que envolviam times da região chamavam atenção de todos, pois, em qualquer região tinha bons times de futebol e jogadores de nível. Cada partida marcada, cartazes eram distribuídos pelas cidades anunciando o evento intermunicipal. Mas o que me chamou atenção foi um cartaz dos mais antigos que anunciava o duelo entre Uberaba x Sacramento no campo do USC. Com data de 01 de setembro de 1918, o cartaz dizia: Foot-Ball. Hoje, domingo, 1º de setembro Importantíssimo “Match” -Inter-Municipal: UBERABA SC versus CLUB ATHLETICO SACRAMENTANO. – Realiza-se hoje no vasto “ground” do Uberaba SC às 2 e meia horas da tarde, o sensacional encontro do “team” local com a afamada “equipe” Sacramentana que aqui chegou ontem pelo expresso de Franca, atendendo ao convite amistoso que desta cidade lhe foi dirigido. Esse jogo, tendo-se em conta o conhecido valor e as habilidades dos dois poderosos adversários, espera-se que será um dos mais importantes até agora realizados em Uberaba, oferecendo atraentes lances e belíssimas phases aos espectadores. A 1 hora da tarde, em ponto, bater-se-ão também o 3º quadro do “Uberaba Sport”contra o 1º do “Americano Foot-Ball Club” lucta esta que promete também surpresas interessantes. A organização das equipes é a seguinte: Sacramento: Silva. Medea e Cesar. Amancio, Max e Emerico. Antonio, Sebastião, Francisco, Nicolau e José. Uberaba: Agnaldo. Targino e Kiki. Ribeiro, Walfredo e Waldemar. Coriol, Andrelino, Olavo, Filó e Pingo. – Actuara como referee um conhecido sportman – Tocará a banda “Italo-Brasileira”. Preços: Archibancada 2$000. Geral: 1$000. AVISO: Senhoras e senhoritas, não acompanhadas pagam entrada. Brevemente, sensacionais “Matchs”. Os cartazes que anunciavam as partidas eram impressos na Tip. Jardim. Essa é mais uma espetacular história do futebol. Ninguém vai lembrar, mas é bom ficar sabendo desta história.

Um dos primeiros times do Uberaba SC

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

No confessionário, a moça muito tímida, foi confessar e disse ao padre:

--- Ontem, eu fui ao sítio com meu namorado, comi uma goiaba e voltei com enjoo.

--- Isto não é pecado, minha filha. Vocês fizeram mais alguma coisa?

--- Não, seu padre.

--- Então, vocês voltam daqui a nove meses que eu batizo a goiabinha!   

No consultório médico, Karrapixo reclama:

--- Doutor, há duas semanas que não como e nem durmo. O que que eu tenho?

--- Fome e sono...  

Grande verdade: “Se PAPO ganhasse jogo, PERU estaria cheio de medalhas e troféus...

Verdade antiga:

--- A experiencia ensina que a mulher ideal é sempre a dos outros...       

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

Um jogador que gosto e ver bater pênalti é o lateral esquerdo do São Paulo. Reinaldo só coloca a bola na gaveta. E por falar no tricolor paulista, o time vem jogando o fino da bola. A mudança de técnico foi a melhor escolha que o time de Daniel Alves fez.

São Paulo está fechando a casa de oito partidas sem perder. Taticamente a equipe vem ganhando evolução e tudo começa no setor defensivo, onde a segurança de marcação coloca mais confiança no meio campo e tudo reflete positivamente no ataque.

Não sabemos o que vem acontecendo com o Corinthians nas partidas pela Sul Americana. O time cria oportunidades, mas não aproveita. Enquanto o adversário sabe onde está a fragilidade do sistema defensivo do Timão. Será que Mancini tem a resposta?

No Paulistão o Corinthians vem se dando bem e matematicamente está classificado para as quartas de final. É aquela de ter duas formações para competições diferentes. Talvez as escolhas não tenham pontuado. As questões de vestiário fazem a diferença.      

Palmeiras não consegue encaixar seu bom futebol no Paulistão. É outro time que deixa aquela interrogação na cabeça do torcedor. Pode até não se classificar no estadual, mas na Libertadores vem jogando o fino da bola. Abel Ferreira tem um elenco forte.

Nem um nem outro. Este é o caso do Santos, que não consegue se encaixar no Paulistão, onde faz campanha das piores. Na Libertadores o time perde em casa e fora. A diretoria espera contratar um comandante para arrumar a casa. Tem que ser rápido.

Enquanto Vasco e Botafogo duelam contra Madureira e Nova Iguaçu pela Taça Rio, Flamengo enfrenta o bom time do Volta Redonda, isso pela semifinal do Cariocão. O Fluminense, time que vem crescendo de maneira espetacular pega a Portuguesa.

Flamengo, que deve ter time alternativo para o jogo desta noite contra o Voltaço, vai bem na Libertadores, onde lidera seu grupo. Por outro lado, o Fluminense vem dando mostras de como jogar coletivamente e com raça. Experiencia e moleques dando certo.

As semifinais do Gauchão prometem bons e atraentes jogos. Duas equipes do interior: Juventude e Caxias encaram pra valer os “fortes” Internacional de Galhardo e o Grêmio de Jean Pierre. Acredito que não vai ter a presença da famosa zebra.

As semifinais do Troféu Inconfidência, começa esta tarde com os jogos entre os mais bem colocados na tabela do Mineiro, ou seja: URT, Caldense, Athletic e Pouso Alegre. Os duelos apontam: URT x Athletic e Pouso Alegre x Caldense. Não falta motivação.

Vai começar a decisão do Mineiro/21. Hoje, no Independência tem Tombense encarando o Atlético. Amanhã, no Mineirão é a vez do clássico entre Cruzeiro x América. Na verdade, e pelas circunstâncias, Galo e Coelho são os favoritos. TRAVA.         

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.


 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia