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Uberaba, 23 de setembro de 2021 -

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A importância de se manter um nível satisfatório de Vitamina D

Antes de tudo, é preciso esclarecer que a Vitamina D é na realidade um hormônio, produzido pelo nosso próprio organismo no momento em que nossa pele está exposta ao sol, mais especificamente aos raios

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- Por Dr. José Fábio Lana Última atualização: 04/10/2011 - 09:29:50.

josefabiolana@institutomor.com.br
Ortopedista, Especialista em Medicina Esportiva e Regeneração Tecidual • Diretor do Instituto de Pesquisas em Medicina Esportiva, Ortopedia e Regeneração (IMOR) www.institutomor.com.br

A importância de se manter um nível satisfatório de Vitamina D

Antes de tudo, é preciso esclarecer que a Vitamina D é na realidade um hormônio, produzido pelo nosso próprio organismo no momento em que nossa pele está exposta ao sol, mais especificamente aos raios ultravioleta B (UVB). No entanto, a sociedade pós-moderna cresce aprendendo a ter verdadeiro medo do sol, o que tem diminuído consideravelmente o nível de Vitamina D na população.
De modo geral, 20 a 30 minutos de sol diários sem protetor solar são suficientes para pessoas de pele clara, sendo que as de pele negra precisam de pelo menos três vezes mais tempo de exposição diária, pois o próprio pigmento da pele atua como filtro para os raios UV. No caso de idosos, é recomendado que exponham ao sol a maior parte do corpo diariamente, sempre protegendo o rosto, pois o envelhecimento também dificulta a produção de vitamina D.
Observe, abaixo, as principais fontes de vitamina D para o nosso organismo:
• 90% dela vem da exposição à luz solar ultravioleta B (raios UVB);
• peixes oleosos: truta, salmão, cavala, arenque, sardinha, anchova, sardinha e atum fresco
• óleo de fígado de bacalhau e outros óleos de peixes;
• gema de ovo (0,5 mg ou 20 UI por gema);
• cogumelos (contém pequenas quantidades);
• cereais matinais suplementados;
• bebidas à base de soja suplementadas;

• margarina e leite de fórmula infantil.
O uso de suplemento de vitamina D tem sido considerado no caso de deficiência dessa vitamina, como forma de evitar problemas de saúde futuros. Além disso, lutar contra a obesidade também é uma forma de manter normal o nível de vitamina D. Já pessoas obesas têm sua vitamina sequestrada pela gordura corporal, deixando-a indisponível aos processos fisiológicos do nosso organismo.
Entre os benefícios para a saúde trazidos pela vitamina D, pode-se destacar:
• Ossos: previne a osteoporose, osteopenia, osteomalacia, raquitismo e fraturas.
• Células: evita certos tipos de câncer, previne doenças infecciosas e respiratórias;
• Órgãos: previne doenças cardíacas, derrames, diabetes tipo 2 e diversas doenças inflamatórias.
• Músculos: previne a sarcopenia, melhora a força muscular.
• Sistema imune: previne esclerose múltipla, diabetes tipo 1, doença de Crohn e artrite reumatoide.
• Cérebro: previne depressão, esquizofrenia, mal de Alzheimer e demência.
• Humor: previne desordens afetivas sazonais (típicas de inverno, quando a incidência solar é menor), tensão pré-menstrual (TPM) e doenças do sono.
Estima-se que se a população se mantivesse dentro do nível satisfatório de vitamina D, os custos relacionados à saúde de modo geral cairiam em 25%. Faça sua parte, o benefício será todo seu!

Referências
Holick MF. The Vitamin D Solution. Life Extension Magazine.  2010 Sep.
Pearce SHS, Cheetham TD. Diagnosis and management of vitamin D deficiency. BMJ. 2010 Jan; 340:142-7.
 


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