FALANDO SÉRIO

Dom Paulo recomenda pedido de perdão ao confirmar denúncias

Wellington Cardoso
Publicado em 27/11/2017 às 08:38Atualizado em 16/12/2022 às 01:54
Compartilhar

Comprovado

Houve de fato irregularidades no uso de recursos da Igreja d’Abadia, entre julho de 2015 e janeiro de 2017.

Apuração

As irregularidades foram apuradas por comissão criada a partir de denúncias de paroquianos, inconformados com a situação e a falta de providências.

Sem detalhes

Esclarecimento assinado por dom Paulo Mendes Peixoto na 5ª feira sentencia que “de fato houve irregularidades”, mas não as detalha.

Sanáveis

O arcebispo diz na nota que, “após reunião da comissão e paroquianos indagadores, decidiu-se por torná-las (as irregularidades) sanáveis”.

Abrandando

Sanáveis, afirma dom Paulo, “para que não aconteçam mais, nem no Santuário de Nossa Senhora da Abadia e nem em outra paróquia da Arquidiocese”.

Vigilância

No que demonstra a gravidade do episódio, o arcebispo recomenda atuação mais vigilante do Conselho Administrativo Paroquial.

Controle

E anuncia que mudanças na forma de prestação de contas das paróquias serão implementadas pela Arquidiocese, objetivando maior segurança e transparência.

Descuido

Para ele, as intenções não resultaram de má intenção, mas de descuido.

Perdão

Ao atual pároco do Santuário, padre Idelfonso, dom Paulo recomenda a recondução de sete fiéis da Abadia às suas pastorais, com pedido de perdão a cada um.

Injustiçados

O grupo sofreu retaliações por não se conformar com a falta de apuração no passado.

Silêncio

O Santuário é de responsabilidade dos estigmatinos, cujo superior provincial, padre Rubens Sodré, tem o nome inserido na nota oficial, mas não a assina.

Sanção

Compete à Ordem, e não à Arquidiocese, eventual sanção ao ex-pároco da Igreja d’Abadia.

Papelão

Dois vereadores de Delta aprontaram na madrugada de ontem, em Igarapava. Uma manobra arriscada os levou à abordagem da Polícia Militar.

Recusa

O condutor do veículo não quis se submeter ao bafômetro e foi conduzido à delegacia.

Autuação

Vereador foi autuado por embriaguez ao volante e direção perigosa e posto em liberdade. Um colega não envolvido na ocorrência assumiu o veículo para que fosse liberado.

Improbidade

Ministério Público mineiro larga na frente e regulamenta a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta também com acusados de improbidade administrativa.

Milhares

Um dos principais nomes do MP no combate à corrupção, o promotor José Carlos Fernandes lembra as 130 mil ações de improbidade em tramitação para enaltecer a medida.

Celeridade

A negociação, alicerçada em normas claras e feita com a presença de advogado, é o melhor caminho para um desfecho rápido e eficaz de uma apuração – afirma ele.

Encurtando

O TAC cria a oportunidade de uma recuperação mais rápida do dinheiro desviado e da aplicação da penalidade ao autor, que pode ser a renúncia ao cargo que ocupa.

Inelegibilidade

Um acordo poderá incluir a não candidatura do acusado de improbidade por determinado período, sem a necessidade de processo judicial, naturalmente demorado.

Desabafo

Leitor Altalísio Raimundo envia correspondência ao presidente Luiz Dutra, contra o aumento de vereadores.

Eficiência

Cita que “quantidade não é sinônimo de eficiência”.

Drogas

Uberaba terá fórum permanente de discussão dos trabalhadores que atuam na assistência e no tratamento a pessoas que fazem uso problemático de drogas.

Seminário

Implantação do fórum ocorrerá no II Seminário Intersetorial de Políticas sobre Drogas, dia 30, na Prefeitura, organizado pela Secretaria de Saúde.

Mistura

Por sua vez, o Sest/Senat promoverá amanhã seminário com mistura de visões de repressão, acolhimento e tratamento sob o título “Que droga é essa?”.

Greve geral

Tendo o Sinpro como referência, sindicalistas uberabenses vão se reunir nesta 2ª feira e definir estratégias de mobilização para a greve geral de 5 de dezembro.

Igreja

Um dos líderes em Uberaba do movimento contra a reforma da Previdência, Marcos Gennari diz que também a Igreja Católica está convidada para o encontro das 18h.

Racismo

A exemplo do ano passado, jogos estudantis do fim de semana foram marcados por denúncia de hostilidades entre universitários, com lavratura de REDS.

Repeteco

E outra vez a denúncia é contra estudante de Medicina, que, em quadra, teria dirigido ofensas raciais a colega da Educação Física.

Fecha

Comissários de menor, PM, Posturas e GM fizeram “fecha” em boate na Tonico dos Santos, com autuações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por