ARTICULISTAS

Dia Mundial da Hipertensão Arterial alerta para o número de pessoas com a doença

Daniel Dias Ribeiro
Publicado em 18/05/2022 às 19:09Atualizado em 18/12/2022 às 22:30
Compartilhar

 Na terça-feira, 17 de maio, foi celebrado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, data importante para conscientizar a população sobre os cuidados necessários e o controle da hipertensão para evitar outras complicações para a saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 38 milhões de pessoas têm pressão alta, doença que pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e renais.

É preciso ter o acompanhamento médico para manter a pressão controlada. As pessoas precisam fazer os exames, recomendados pelo seu médico para acompanhar e manter o controle. São exames de rotina, como os de urina simples e os de sangue, como glicemia de jejum, sódio, potássio, creatinina, colesterol total, HDL, triglicerídeos e hemograma. O check-up ajuda a detectar alguma alteração, que, quando tratada no início, pode evitar o desenvolvimento da hipertensão arterial e diabetes.

Para o médico hematologista, patologista clínico e diretor do Laboratório São Paulo, Daniel Dias Ribeiro, o paciente que faz o seu check-up anual consegue prevenir e manter o controle, caso apareça alguma alteração, como a hipertensão arterial. Alguns sinais como dor de cabeça, tontura e alteração na visão podem ser um indício de pressão alta. “O indicado é a pessoa fazer sempre os exames de rotina, medir a pressão e manter uma alimentação saudável. A pressão alta descontrolada pode provocar outras complicações, que, quando não identificadas no início, podem causar problemas à saúde dos pacientes”, ressalta Daniel Ribeiro.

A hipertensão arterial, quando estiver 14 x 9, acende o sinal de alerta e pede uma atenção e controle. Quando elevada, pode provocar acidente vascular encefálico, insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, doença arterial periférica e até morte súbita. De acordo com o diretor do Laboratório São Paulo, a pressão alta está ligada a fatores familiares, obesidade, colesterol alto, falta de atividade física, consumo em excesso de sal, bebidas alcoólicas e até o estresse. “As pessoas precisam adotar hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada para controlar a pressão”, destaca o médico Daniel Ribeiro.

Daniel Dias Ribeiro

Médico hematologista, patologista clínico e diretor do Laboratório São Paulo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por