ARTICULISTAS

Obrigado, Ani

João Eurípedes Sabino
Publicado em 12/05/2022 às 19:59Atualizado em 18/12/2022 às 22:42
Compartilhar

De repetente, vimos como que uma sombra cobrir a luz do Sol e o firmamento se escurecer. Era a triste notícia do falecimento da Acadêmica Ani de Souza Arantes Santos, no dia 10/05/2022. Com sua irmã Iná Bittencourt de Souza Barbosa, formavam a dupla de gêmeas univitelinas que era uma das marcas da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

Com Luiz Gonzaga de Oliveira, Ani tomou posse no dia 04/09/2020. Ela, na cadeira de n.º 4, e ele, na n.º 15, depois de passarem por votação democrática. De Gonzaga, apesar de engasgado, já falei aqui, mas Ani conseguiu levar minhas palavras, porque, de súbito, calou-me, bem como a todos os nossos confrades. Sodalícios do Brasil afora se solidarizaram com a nossa dor, merecendo destacar a União das Academias de Letras do Interior de Minas Gerais – UAI-Letras. Pela sexta vez, desde 2017, galguei as escadarias de mármore da nossa sede para hastear a meio-mastro o Pavilhão Nacional em homenagem póstuma aos irmãos que acessaram a imortalidade.

Cada passo meu me permitia lembrar das virtudes de Ani. No último degrau, parei e lhe agradeci pelos seus exemplos, de como perdoar o mais rápido possível para liberar o coração. Era impressionante!

Ani e Iná eram superconhecidas, mas muitos não sabiam quem era quem. Quando aprendi a reconhecer uma e outra, senti-me vitorioso!

A alegria sempre esteve presente na vida das duas irmãs, mas, na última semana, espíritos e almas irradiavam luz superintensa. Ambas lançariam juntas o livro “GÊMEOS, JOIO E TRIGO”, dia 15/05/2022, às 15h, no X Festival Literário de Araxá – FLIAraxá. Iná conseguiu reunir forças para estar presente e irá com familiares. Ani estará muitíssimo bem representada.

A literatura ficará mais enriquecida com o “tratado” de Ani e Iná, haja vista que os profissionais liberais da área de Ciências Humanas terão mais uma límpida fonte de consulta quando o tema for: GÊMEOS.

Muitos amaram e amam a Academia de Letras do Triângulo Mineiro, chegando a felizes extremos. Todavia, todos podem dizer que o amor de Ani de Souza Arantes Santos e de outros da mesma têmpera pela nossa Casa de Letras era e é diferenciad faltava e faltam adivinhar a necessidade e se oferecem para ajudar. Obrigado, Ani.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por