JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 18 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Continua depois da publicidade



O Aniversário do Português

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

07/12/2021 - 00:00:00. - Por Ana Salvador

Aqui, em Portugal, ninguém faz aniversário; as pessoas fazem anos. E, quando cantam “parabéns pra você”, a melodia é a mesma, mas há uma segunda estrofe bastante poética, bem ao estilo português:
Hoje é dia de festa
Cantam as nossas almas
Para o(a) menino(a) [nome do(a) aniversariante]
Uma salva de palmas.

Quem pensaria em colocar almas cantando numa canção tão sem cerimônia? Assim é Portugal. Deve ser influência de Camões, com algum Fernando Pessoa à mistura, mais outros tantos escritores.
E o aniversariante é sempre “menino”, ou “menina”, como se tivesse nascido quase ontem. E o que é um ano mais?

Na infância, o tempo demora a passar. Para quem completa quatro anos, por exemplo, um ano é um quarto da vida, uma parcela significativa, em que marcos fundamentais do desenvolvimento são atingidos e superados.
Mais tarde, no início da vida adulta, um certo senso de urgência espevita muitos, e há uma tentativa de completar marcos importantes o mais brevemente possível: terminar a faculdade, mais uma pós-graduação, casar-se, comprar uma casa, começar a família. Fantástico, e é necessário empreender e lançar-se. Evoluir e aprender com os erros e acertos.
Mais anos passados, cada aprendizado, um pedaço de sabedoria. Cada dia trabalhado, sossego comprado para o futuro. Milhares de horas passadas educando a prole convertem-se em netos e bisnetos à volta. E é bom, mesmo, porque aí o tempo passa voando!
Os nascidos em dezembro compartilham o mês com a maior festa de aniversário de todas, o Natal! No Brasil, há panetone, com e sem chocolate.
Em Portugal, Bolo do Rei e da Rainha (na verdade, são roscas, mas não discuto). Em todos os casos, muitos presentes, ceia na véspera, almoço no dia.
E, entre todos os que comemoram este mês, parabéns ao aniversariante da semana. Luso-brasileiro, filho, pai, irmão, marido, avô, bisavô, tio da cidade toda, tio Mário Salvador completou mais uma volta ao sol cheio de energia. Para o menino Mário, uma salva de palmas!

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
Engenheira civil, cinéfila, ailurófila e adepta da caminhada nórdica
AnaMariaLSVilanova@gmail.com

 


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia