ARTICULISTAS

Terezinha Hueb de Menezes

Publicado em 27/11/2021 às 19:20Atualizado em 18/12/2022 às 17:12
Compartilhar

“Mesmo acamada, Terezinha pedia esforços de seu filho Fernando para concretizar mais um sonho seu – a conquista de uma sede própria para a Academia de Letras do Triângulo Mineiro”, segundo relato da então presidente da Academia, Ilcea Borba. 

Não foram em vão seus apelos. Por interseção de Fernando Hueb, no início do ano de 2016, a Prefeitura Municipal de Uberaba, através do prefeito Paulo Piau, alugou o prédio da rua Lauro Borges, da antiga sede da OAB, e o entregou para a diretoria da ALTM. 

Na primeira reunião realizada nesta sede, o acadêmico João Eurípedes Sabino levou ao conhecimento dos presentes que, possivelmente, a Uniube poderia ceder um de seus imóveis para sediar em definitivo a Academia, já que não haveria garantia de que a futura gestão da Prefeitura Municipal pudesse continuar com o contrato de locação com a OAB. 

Ficou designada uma comissão formada pela presidente Ilcea Borba, João Eurípedes Sabino, Gilberto Rezende, Ani e Iná Bittencourt, Antonieta Borges, Guido Bilharinho e Paulo Fernando Silveira, para que se verificasse essa possibilidade. Em reunião na sala da Universidade, Marcelo Palmério colocou à disposição da Academia o prédio da rua Lauro Borges n.º 347 em regime de comodato com vigência de dez anos, com a possibilidade de prorrogação. 

Em 15 de dezembro de 2016, a Casa do Folclore ofereceu, em homenagem aos membros da Academia, uma festa de confraternização, oportunidade em que o reitor Marcelo Palmério e Fernando Hueb, então chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, receberam das mãos da presidente Ilcea Borba, em reconhecimento, diplomas de Mérito da ALTM – Academia de Letras do Triângulo Mineiro. 

No fim do ano de 2016, a Academia mudou de sede para o novo endereço. Em decisão da diretoria, presidida por Ilcea Borba, a nova sede passou a se chamar “Terezinha Hueb de Menezes”. 

Em reunião realizada em setembro de 2018, presidida por João Eurípedes Sabino, foi aprovada, por sugestão de Gilberto Rezende, a construção de um busto em homenagem a Mário Palmério, criador da Uniube, pela conquista da nova sede. A inauguração solene desta obra ocorreu em 15 de novembro do mesmo ano, na passagem dos 56 anos da Academia. 

Enfim, a Academia, após meio século de tentativas, conseguiu sua sede própria. Todavia, quem foi Terezinha, essa musa inspiradora que contagiou com seu sonho tantas entidades e autoridades? 

Terezinha Hueb de Menezes, filha de Salim Hueb e Zulmira Correa Hueb, nasceu em Uberaba, em 27 de fevereiro de 1939.  

Fez todos os seus cursos, primário, ginasial e normal, no Colégio Nossa Senhora das Dores e licenciou-se em Letras-Português pela Fista. Especializou-se em Língua-Redação pela Capes. 

Ao conhecer o professor Murilo Pacheco de Menezes, brotou o amor e houve a conjugação de ideais na recém-formada Terezinha Hueb. O seu casamento, então com 19 anos, foi realizado em 1958, onde, na frente do altar da igreja de São Benedito, os noivos se completaram na comunhão de propósitos. 

Em março desse mesmo ano, o casal, em sociedade com o Salim Hueb, pai de Terezinha, fundou o Colégio Nossa Senhora das Graças. 

Irrequieta e dinâmica, Terezinha, por uns tempos, passou a lecionar e participar da administração da Fista, dirigir o Centro de Ciências e Letras da Universidade de Uberaba e ainda encontrava tempo para lecionar e administrar seu próprio Colégio. 

O Colégio tem a chancela do pioneirismo na criação em Uberaba da Fanfarra Feminina, que, juntamente com a Masculina, chegou a atingir 120 participantes. Ele foi pioneiro também a adotar calças compridas para as alunas no início da década de 70. Uma ousadia que contou com o beneplácito dos pais. 

O Folclore faz parte da grade disciplinar do Colégio Nossa Senhora das Graças desde a sua fundação. A partir de 1977, foram criados os concursos que integravam os festivais anuais de folclore, no qual se destacou a folclorista Iraides Madeira, com o tema “O Folclore em Quatro Tempos”. 

Outras áreas culturais são reverenciadas pelo Colégio Nossa Senhora das Graças. Concursos literários, Revista “Bolando Comunicação”, edições de livros de contos e poesias de autoria dos próprios alunos, Feiras de Trabalhos Artísticos e Feiras de Pesquisas e Criatividade sempre foram uma constante. 

Terezinha Hueb de Menezes teve intensa participação em atividades educacionais e culturais. Foi membro do Fórum dos Articulistas de Uberaba e Região e da ALTM (Academia de Letras do Triângulo), eleita em 23/02/1991, ocupando a cadeira de n.º 27. 

Por coincidência, essa cadeira, que tem como patrono a figura de Machado de Assis, pertenceu a Edson Prata, um dos fundadores do Jornal da Manhã, no qual Terezinha manteve por muitos anos, como articulista, uma coluna semanal, editada aos domingos, em nome da Academia. 

Em 2012, reuniu as crônicas mais marcantes em um livro intitulado “Assim Como Nós” e fez seu lançamento no Centro Cultural Cecilia Palmério. Publicou “Tempesfera”, de poesias, e “Temas do Cotidiano”. Organizou o livro “Murilo Pacheco de Menezes – O Homem e Seu Legado”, reunindo crônicas do marido, além de uma biografia. 

Segundo Guido Bilharinho, foi ela que introduziu em Uberaba e no Brasil Central a poesia construtivista, que é aquela que usa razão e sensibilidade. 

Cooperou ainda com a escritora Vânia Maria Resende na elaboração do livro “Quantas saudades do Colégio eu vou levar”. Participou da Revista “Dimensão” e do livro “A Poesia em Uberaba do Modernismo à Vanguarda”, ambos editados por Guido Bilharinho. 

Eleita a primeira mulher na presidência da ALTM em 12/03/2009, conseguiu junto à diretoria da Aciu o início de uma parceria para edição dupla da revista da Academia “Convergência e Saberes” em participação com a FCETM - Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. 

Terezinha recebeu inúmeras homenagens em vida, entre elas as medalhas do Mérito Rotário e Major Eustáquio, o título de Mulher Destaque, pela Câmara Municipal de Uberaba e da Associação de Mulheres de Negócios, e, por duas vezes, figurou entre “Os Dez Mais”. 

Terezinha Hueb de Menezes faleceu em 22 de maio de 2014, provocando grande consternação na comunidade. De todos os legados deixados por Murilo e Terezinha, o mais importante foram os seus cinco filhos – José Luiz, Paulo César, Maria Angélica, Fabiano e Fernando. 

“Terezinha Hueb de Menezes” é nome da sede da ALTM - Academia de Letras do Triângulo Mineiro, da Biblioteca do Povo, em resolução da Câmara Municipal de Uberaba em 2014, e da Escola Municipal localizada na avenida Francisco Diógenes de Sá, 459, Copacabana.  

Só não tem nome a saudade que deixou. 

Fontes consultadas: Colégio Nossa Senhora das Graças (site); Jornal da Manhã (reportagens); Guido Bilharinho – escritor, advogado e membro da ALTM; Ilcea Borba – psicóloga e membro da ALTM; Maria Antonieta Borges – ex-presidente da Fundação Cultural de Uberaba, historiadora, membro da ALTM; Fernando Hueb – filho; João Eurípedes Sabino - presidente da ALTM.

Gilberto de Andrade Rezende

Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Ex-presidente e conselheiro da Aciu e do Cigra

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por