ARTICULISTAS

De exceção à regra: sustentabilidade se torna prática essencial para construções de sucesso

Publicado em 16/07/2021 às 19:41Atualizado em 19/12/2022 às 02:53
Compartilhar

Sustentabilidade é uma palavra que está na moda. Seja qual for o contexto, o uso desenfreado de recursos vai perdendo espaço para uma nova mentalidade, focada em um consumo racional que gere economia e preservação para as gerações seguintes.

A mudança de comportamento vai além do foco no cuidado com o meio ambiente. Claro que essa é uma das bases da sustentabilidade, mas passa também pela própria consciência de que o aumento da produção (e de mais consumo de matérias-primas) é decorrente de uma explosão de demanda que nem sempre é suportada pela indústria.

A saída é a criatividade, e a construção civil tem dado bons exemplos de progresso que promovem economia, ao mesmo tempo em que impedem desperdício e escassez dos produtos usados pelo setor. Mecanismos de captação e reutilização de água, placas fotovoltaicas para geração de energia, materiais orgânicos e reciclagem de insumos não aproveitados na construção estão na lista de inovações que deixaram de ser experimentos e se tornaram recorrentes em qualquer canteiro de obras.

E a tendência é a de que as construtoras adaptem novas ideias sustentáveis à logística dos trabalhos. “Essas novas práticas são benéficas para todo mund para a empreiteira, que vê os custos da produção caírem e o leque de variedades de insumos se expandir; para o fornecedor, que pode apostar em pequenos nichos bastante rentáveis, e, claro, para o consumidor, que consegue preços de imóveis mais em conta”, analisa Renato Las Casas, diretor comercial da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito.

Um exemplo, segundo ele, é o escoamento de resíduos sólidos da construção civil. Estima-se que o setor produza no Brasil cerca de 800kg por habitante ao ano. “Como a construção é o setor que mais necessita de recursos, é natural que as ações mais expressivas, de maior impacto, também venham dela. É a indústria da construção que precisa fechar a torneira do desperdício, e isso já é feito. Poucos setores inovam tanto quanto, e o resultado é que a sustentabilidade já está atrelada às etapas de uma obra”, sugere Las Casas.

Edificações sustentáveis. O diretor da Ecogranito esclarece que o conceito de obra sustentável vai além do controle do desperdício. Ele sugere que o próprio projeto já deve estar adaptado ao consumo inteligente.

“Hoje podemos lançar mão de luminárias inteligentes, sensores de presença e ainda explorar a luz natural, observando a posição e a topografia do edifício. Os insumos e as soluções devem andar de mãos dadas com a tecnologia, mas não ser dependentes dela. Pequenas mudanças podem gerar grandes economias, e é isso que o setor tem buscado”, conclui Renato Las Casas.

André Manteufel - [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por