ARTICULISTAS

Falando de Viagem I

Publicado em 23/01/2021 às 10:42Atualizado em 18/12/2022 às 12:03
Compartilhar

Sandra de Sousa Batista Abud

Por que viajar?

O que é viagem? Viajar o que é?

Quais os tipos de viagem? Viagens pela natureza, por cidades, por países, pela televisão, pelo computador, pela internet, pela ciência, pelo microscópio, pela literatura, pela imaginação... A literatura leva qualquer um a qualquer local, sítio ou região...

Viajar é sair do lugar fisicamente ou espiritualmente. É trafegar por uma estrada, por uma rua, por um filme, por um livro... Viajar é transitar por um caminho. Transitar é passar ou andar ao longo, entre ou através de lugares... é percorrer... é mudar de lugar, mudar de situação, mudar de condição. Viajar também é sofrer alucinação sob efeito de alguma droga alucinógena. Triste viagem!

O que se procura em uma viagem?

Viagem é o ato de partir de um lugar para outro, distante ou não, e o resultado deste ato. Viagem é deslocamento, é percurso, é trajeto.

Pode-se viajar com lentes — sem sair do lugar – usufruir de viagens instigantes, observando os extramundos circundantes, ou penetrando e conhecendo o mistério da formação da vida, da clonagem, da transgenia, do mapeamento e da edição genética, e outras técnicas vitais.

Viagem é vida!

Viver é converter tempo em experiência. Assim, viajar também é transformar tudo de diferente que se tem oportunidade de perceber em aprendizado.

A boa viagem exige a abertura para o desconhecido, para o novo que desafia mas enriquece, que rejuvenesce o espírito com as novas experiências, com a liberdade vivida na ociosidade, a qual é necessária para o pensamento sobre si mesmo. Importa perceber o diferente e aproveitar para si a prática e a perícia do outro.

“Muitas vezes se viaja sem sair de casa, levando a si mesmo junto, sem se desprender dos modos que são próprios do nosso lugar e tempo.”

O que levou o homem a se movimentar, a mudar de lugar, a se locomover, a viajar? Dois sentimentos fundamentais, o medo e o desejo levaram o homem a descobrir suas primeiras viagens; o medo de predadores, provocador de fuga e o desejo por nutrição e reprodução, que convida e ocasiona a procura. Anseios que conduziram o ser humano a viajar a pé, tais como desejo de mudança, de movimento, de independência, de improvisação, de liberdade, entre outros, foram surgindo e a viagem foi começando a sua história.

A história da viagem se inicia com este sentimento humano de mudar de lugar, por necessidade, curiosidade ou ambição. Viagens a pé, a cavalo, de barcos, de navios, de trens, de avião, de foguete... todas a seu tempo. A Idade Média oferecia a hospitalidade ao viajante, ao estrangeiro. O Renascimento ocasionou viagens exploradoras de novas terras, novos mundos, inclusive com os navios negreiros desonrando mares e oceanos. Na Modernidade, surgem os povos descobertos subjugados aos grandes navegadores e conquistadores. Já os séculos XX e XXI apresentam vários tipos de viagens, entre elas as viagens interestelares, as viagens microscópicas e aquelas que visam o turismo, o trabalho, o estudo, as pesquisas...

Quantos modos de viajar!

*Psicóloga Clínica:  [email protected]

        

         

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por