ARTICULISTAS

Equívocos históricos

João Eurípedes Sabino
Publicado em 22/01/2021 às 20:47Atualizado em 18/12/2022 às 12:00
Compartilhar

Certa feita, enviei ao jornal “Folha de São Paulo” um pedido para reparar o seguinte equívoc na seção Folha há 50 anos, no dia 14/12/2013, aquele jornal transcreveu de forma equivocada (como se tivesse ocorrido em Uberlândia) o desabafo do ex-presidente João Goulart contra seus detratores. Em verdade, tal fato ocorreu, sim, mas em Uberaba e no dia 13/12/1963, quando Jango aqui paraninfou turma da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro.

Outro equívoco da “Folha”: é que, no dia da solenidade de colação de grau da referida turma em Uberaba - 13/12/1963 -, a Faculdade de Direito de Uberlândia estava ainda no seu primeiro ano de existência. Portanto, aquela escola não havia diplomado nenhuma turma. Pedi também que o jornal acolhesse minha mensagem, procedendo assim aos devidos reparos em seus arquivos.

Hoje, vejo novo equívoco do mesmo diário quanto a Uberaba. Na Coleção Folha – “A República Brasileira - 130 anos” - Volume 17, página 49, o seguinte: consta ali uma foto do presidente Humberto de Alencar Castello Branco no “palanque com políticos durante exposição agropecuária em Uberlândia (MG) em maio de 1964”. Identifiquei na foto, dentre outros, o presidente da então Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, atual ABCZ, Antônio José Loureiro Borges. Tenho certeza que a cidade é, sim, Uberaba e o local, o Parque Fernando Costa. Eu estava lá naquele dia e vi quando o marechal passou em revista as tropas do 4º BI, hoje 4ºBPM. O fotógrafo João Schroden Júnior documentou a cena. Fonte da fot Arquivo Nacional.

Por que esta minha preocupação com detalhes que, para alguns, pode até não terem a menor importância, quando de fato são importantes? É que esses equívocos vêm de longe e parecem não ter fim. Se trocam o nome de Uberaba em jornais, livros e outras publicações, incluindo a grande mídia, é de se perguntar: permanecendo o equívoco nos variados órgãos de governos, câmaras e Senado, até onde vai o prejuízo à nossa cidade? Não me arrisco a avaliar.

Precisamos lutar pela nossa hegemonia!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por