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Promessas de final de ano devem ser reais e de fácil mensuração

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15/12/2020 - 09:17:55. - Por Rafael Campos Oliveira Jordão Última atualização: 15/12/2020 - 09:20:39.

O final do conturbado ano está chegando. Apesar de ser uma passagem simbólica nós costumamos utilizar esse período para refletir o que fizemos, e deixamos de fazer, e principalmente para prometer e renovar expectativas para o novo ano. E o que a economia comportamental pode auxiliar neste ponto?

Bom, a maioria das pesquisas com a palavra dieta no google ocorrem nas segundas-feiras. Ano novo as pessoas querem ser uma nova versão delas. Aniversário parece ser um ponto de mudança na vida das pessoas. Enfim, como pode-se perceber, tendemos a nos vincular a datas para tentar mudanças a nosso favor. Se atenha a elas. Utilize esses empurrões de início de mês, aniversário, volta de férias para tentar começar aquele plano que você queria. Datas, principalmente as marcantes como ano novo, são ótimo incentivo. Use ao seu favor.

Quando estamos em grupo e agimos diferente costumamos sentir desconforto. Então por que não usar isso a seu favor? Sites como stickk.com tentam colocar pressão social para boas causas. E o melhor de tudo com incentivos financeiros severos. Ele funciona da seguinte forma: Você coloca um dinheiro lá, uma quantia que seja considerável para você, então se compromete por exemplo a parar de fumar. Eles colocam você em um grupo de auxilio para parar de fumar, agir contrário ao grupo irá dificultar você para que acabe com este hábito ruim. Caso você chegue na data determinada e não tenha conseguido, o site pega o dinheiro para ele e doa para caridade. Caso você consiga, eles devolvem o dinheiro par você.

O interessante deste site é que eles doam muito dinheiro para caridade. Mas antes de doar para qualquer caridade, eles costumam doar para instituições com ideais que você não gosta. Assim, se você é contra a posse de arma, eles doarão o dinheiro para uma ong pró armas. Complicado quebrar a regra assim, não?

Sempre que for traçar suas metas é importante ter em mente duas coisas: Elas devem ser reais, e quando digo reais devem ser de fácil mensuração, e você deve perceber o quanto isso é saudável ou para você. Metas como: emagrecer. Assim solto não devem ser feitas. Elas devem ser do tipo: perder 5kg, de preferência com acompanhamento de algum profissional.
Assim as metas devem ser ajustadas:

- Me exercitar mais deve se tornar fazer pelo menos 3x atividades na semana.
- Ler mais se torna, ler 1 livro por semestre.
- Ser um bom filho é alterada para: sair para comer com a minha mãe, 1x por semana no mínimo.

E assim vai. Você pode usar a lógica do stickk.com com seus amigos. Se todos querem algo em comum, crie desafios coloque dinheiro e caso alguém não cumpra ele perde. Mas sempre devemos lembrar que se uma meta faz mal para você, e incomoda, você deve pensar se está saudável ou não continuar com isso.


Rafael Jordão, é psicólogo de formação pela Universidade de Uberaba, possui MBA na área de Economia Comportamental pela ESPM e é mestrando em Psicobiologia na linha de comportamento econômico na USP. Atualmente é psicólogo organizacional na Ebserh. @rafael.jordao

 


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