ARTICULISTAS

Liberdade religiosa e homofobia

Carlos Pedroso
Publicado em 24/10/2020 às 12:26Atualizado em 18/12/2022 às 10:31
Compartilhar

A palavra “erinismo” deriva do grego eirene, significando paz. Erinismo é um movimento surgido no século 19 na Alemanha, em que intelectuais recomendam que haja muita paz entre as religiões. Devemos promover a paz religiosa. No concílio Vaticano II, houve muitas recomendações a favor do ecumenismo entre cristãos: evangélicos e católicos. Os católicos devem respeitar totalmente as opiniões religiosas de todas as religiões e não devemos discriminar - perceber diferenças - em pessoas na nossa sociedade. 

Foi igualmente Deus quem criou o homem à sua imagem e semelhança (Genesis 1, 26), dotado de inteligência e liberdade, e o constituiu senhor para administrar os bens da natureza. Encíclica (Pacem in terris n. 14 de 11/4/1963)

Há a palavra de origem grega homofobia, composta de 2 elementos: “homo” que tem referência à homossexualidade e “fobia” = medo. Homofóbico é quem tem intenção de praticar agressão a uma pessoa para que ela sofra por ter medo de sua situação. O homofóbico, com certas discriminações, causa muito sofrimento a famílias inteiras. Não devemos causar sofrimento a ninguém.

De vez em quando o Senado e a Câmara sofrem pressão para que legisle sobre a homofobia. Há uma definição do STF que considera a homofobia como crime. No momento atual, há movimentos desejando que se legisle e se considere a homofobia como crime, com exceção em crítica baseada em critérios de religião.

O concílio Vaticano II publicou a Constituição Pastoral Dignitatis Humanae com normas, como o católico deve proceder em assunto de liberdade religiosa. Toda pessoa no mundo tem total liberdade de escolher o modo como proceder em relação à sua dependência de Deus. Ninguém pode sofrer coação, “ter medo”, por sua opção de vida. Deus ama todas as pessoas, em discriminar ninguém.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por