ARTICULISTAS

Netinho: um cronista no meio do caminho

Julio Cesar Oliveira Bernardo
Publicado em 29/09/2020 às 10:33Atualizado em 18/12/2022 às 09:52
Compartilhar

Domingo passado, pouco antes das 7h da manhã, fui caminhando pelo recém-inaugurado Parque Linear João Gilberto Ripposati até o também recém-inaugurado Mirante Uberaba 200 anos/Parque Netinho Guaritá. Eis aí justíssimas homenagens a duas pessoas que tanto e tão bem acrescentaram à cidade de Uberaba.

O que não esperava, no entanto, era encontrar a estátua do nosso Ataliba Guaritá Neto, o Netinho, ali, tão bem posicionada, com o braço estendido, como que dando um salve, fazendo uma saudação em direção ao centro de nossa cidade.

Há pouco mais de três anos, fizemos, aqui neste espaço, uma crônica em homenagem ao saudoso Netinho, cronista dos mais apurados que já ouvi. Quem já respirava por essas paragens há 30, 35 anos certamente ainda se deve lembrar das irretocáveis e emocionantes crônicas ao meio-dia, transmitidas via rádio por esse Sertão afora. Encontrá-lo ali, numa manhã dominical, ainda sozinho devido à antecipada hora matutina, fez-me degustar um certo tom de emoção. Certas crônicas brotam no inesperado...

Às portas da primavera, nós uberabenses ganhamos belezas com significados incomensuráveis. O Parque Linear João Gilberto Ripposati e o Mirante Uberaba 200 anos/Parque Netinho Guaritá são nitidamente estruturas diferenciadas. É torcer para o poder público manter rigorosamente cronograma de manutenção. É torcer para a população abraçar os projetos, valorizá-los e ajudar a conservá-los. Da parte do cronista-guardião, sentado lá no alto da 8ª colina, não restam dúvidas.

Na jornada que nos leva, como uma manhã de domingo pode nos surpreender?

Julio Cesar Oliveira Bernardo é professor e cronista.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por