ARTICULISTAS

Um certo dom

Ani e Iná
Publicado em 23/09/2020 às 19:43Atualizado em 18/12/2022 às 09:42
Compartilhar

“Um Certo Dom” é o título do livro que o brilhante acadêmico e intelectual César Vanucci biografou sobre o arcebispo Dom Alexandre Gonçalves do Amaral: "Homem de sabedoria incomum, cultura fulgurante, hábitos franciscanos, em vivência encharcada de apostolicidade". 

A palavra "dom" vem do latim e significa dono. Quer dizer dádiva, presente! Não podemos equivocar “dom” com talento, que é a inclinação natural que algumas pessoas têm para realizar determinadas atividades. 

Francisco Cândido Xavier, nosso Chico Xavier, um dos mais expoentes do espiritualismo, foi visitado por pessoas do mundo afora que perderam seus entes queridos, em busca de uma psicografia, um dom atribuído ao médium de escrever mensagens ditadas por espíritos. 

Maria Callas "La Divina", cujo vocal era classificado com o soprano absoluto, tem o poder de fazer muita gente chorar quando escuta sua voz.

Madre Teresa de Calcutá tornou-se conhecida pelo codinome de "Santa das Sarjetas", cujo carisma é o serviço aos mais pobres dos pobres.    

Mohandas Karamchand Gandhi, Mahatma Gandhi, prêmio Nobel da Paz, empregou resistência não violenta para a independência da Índia no Reino Unido. Gandhi também é chamado de Bapu (Guzerate: carinho por pai, papa). 

O inspirado Oscar Niemeyer, um grande artista, um dos maiores arquitetos de sua geração.  Pelé, maior jogador de todos os tempos; Cacaso, profeta do caos; Elmo Fantato, poderoso artista uberabense da pintura; escultores e mestres dos pincéis Paulo Miranda e Hélio Siqueira (ecléticos); domínio e jogadas certas do Chico Xadrez; sensibilidade e formosura da bailarina e coreógrafa Beth Dorça; divindade na voz de Thiago Neves; talentoso e criativo Maurício Farias; performance do iluminado artista Nilo Sabino; pianistas com sua energia amorosa; poetas e poetisas em um mundo de sonho, de amor e muitas vezes de coragem e ativismo.

Todos nós possuímos dons.  Uma capacidade inata (DOM). Um bem latente em nosso interior. Possuímos virtudes.

Voluntários, dom de amar e servir. Anjos que moram entre nós, que marcam a vida no Universo das pessoas. Professores, um caminho a trilhar com o dom de motivar e estimular seus alunos.  Em época de aulas virtuais, têm fôlego para muito mais!

Os trabalhadores rurais, na sua paz e serenidade do sertão, com o dom de cuidar da   terra, plantando, colhendo, armazenando, com coragem e fé. A mãe com seu filho no colo, o dom mais sublime, um amor maior que o amor comum.

Vivemos um novo paradigma e nosso comportamento se adequou às mudanças.  Fazer enxugamentos, acabar com os exageros, eliminar os desperdícios, colocar o ego no seu devido lugar, e “um certo dom” para também ter iniciativa, coragem e ousadia, agir no dia a dia, no detalhe, no miúdo, fazer pressão que nos cabe fazer para que a vida, a cooperação e a alegria prevaleçam.

O futuro é agora! 

Quem não estiver se transformando e se adequando ao novo paradigma, até então, terá perdido o bonde da história.

Dois beijos...

Ani e Iná

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por