ARTICULISTAS

Virtude

Márcia Moreno Campos
Publicado em 16/09/2020 às 00:16Atualizado em 18/12/2022 às 09:31
Compartilhar

O que é a virtude, perguntava Sêneca, o filósofo e pensador nascido em 4 a.C. Então respondia: “Julgamento correto e inabalável”. A virtude, como escreveu Ryan Holiday em seu livro “A quietude é a chave”, dá origem às boas decisões, à felicidade e à paz. Ela irradia da alma e guia tanto a mente quanto o corpo. No entanto, diz ele no livro, quando olhamos a vida de Sêneca, fica a impressão de que ele era o tipo de homem cuja ambição não lhe proporcionava paz. Sêneca escreveu eloquentemente sobre a falta de sentido da riqueza, contudo veio a possuir uma enorme fortuna por meios escusos. Ele acreditava em misericórdia, bondade e compaixão, mas ainda assim serviu de bom grado a dois imperadores distintos que provavelmente eram psicopatas. Era como se ele não acreditasse o bastante em sua própria filosofia para pô-la em prática - não era capaz de aceitar por completo que a virtude lhe forneceria o suficiente para viver.

Como são raras as pessoas virtuosas na fala e na prática! Quantos de nós há em que o discurso aponta para um lado e as atitudes caminham na direção oposta? Pregar e agir nem sempre são consonantes entre si. Ninguém em sã consciência se diz a favor da corrupção, mas na hora da ação, quer no cotidiano da vida, quer exercendo uma função pública que lhe permita combatê-la, se cala tornando-se conivente, omisso e até praticante. São muitos os que exaltam o nome de Deus dizendo-se cristãos e paradoxalmente não conseguem sentir empatia pelos seus semelhantes. Para ser virtuoso é preciso ter compaixão, pois o discurso vazio pode até convencer alguns, mas não muda a essência da pessoa. Há ainda os que se dizem patriotas, cantam o hino nacional com a mão no peito, mas ignoram as consequências gravíssimas do aquecimento global causado pela destruição da natureza com desmatamentos e queimadas. Sequer fazem alguma coisa para evitar. A esses, pouco importa o futuro do planeta. Pensam no aqui e no agora, no lucro e na promoção pessoal. São na verdade patriotas de meia tigela, mero enganadores de multidões.

A verdadeira virtude é muito maior do que projetos individuais. O mundo carece de homens e mulheres virtuosos, coerentes no discurso e nas atitudes para voltarmos a acreditar na humanidade. Como disse Carlos Drummond de Andrade “não é coisa fácil decidir se nossa época se caracteriza pelo excesso ou pela míngua de crença”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por