ARTICULISTAS

Transtorno de personalidade borderline - quando a instabilidade emocional faz sofrer

Fernando Vieira Filho
Publicado em 04/07/2020 às 07:35Atualizado em 18/12/2022 às 07:36
Compartilhar

Os transtornos de personalidade afetam todas as áreas de influência da personalidade de um indivíduo, o modo como ele vê o mundo, a maneira como expressa as emoções, o comportamento social. Caracteriza um estilo pessoal de vida mal adaptado, inflexível e prejudicial a si próprio e também aos que o cercam.

A instabilidade das emoções é o traço marcante deste transtorno, que se apresenta por flutuações rápidas e variações no estado de humor de um momento para outro sem justificativa plausível. As pessoas com este transtorno reconhecem sua instabilidade emocional, mas, para tentar camuflá-la, tentam justificar-se com argumentos descabidos. Seu comportamento impulsivo frequentemente é autodestrutivo. Os borderline não conseguem ter de forma clara uma identidade própria, com um projeto ou uma finalidade de vida e uma escala de valores duradoura, até mesmo quanto à própria sexualidade. A instabilidade é tão intensa que acaba incomodando a própria pessoa, que em dados momentos se autorrejeita, por isso a insatisfação pessoal é uma constante em sua atormentada existência. Estatísticas mostram que 75% dos borderlines são mulheres.

Aspectos importantes sobre este transtorn padrão de relacionamento instável, variando rapidamente entre amar e odiar, ter uma grande amizade por determinada pessoa, para logo a seguir desprezá-la. Amam demais ou odeiam demais.

Comportamentos impulsivos, principalmente quanto a gastar dinheiro, no campo sexual, abusam de substâncias psicoativas, pequenos furtos, costumam dirigir de forma irresponsável.

Rápida variação das emoções, passando de um estado de irritação para angustiado e depois para depressão (esta ordem não é obrigatória). Tudo isso pode acontecer no espaço de um dia.

Sentimento de raiva é frequente e a falta de controle desses sentimentos pode levá-la a lutas corporais de consequências inesperadas.

Comportamento autodestrutivo ou automutilante, podendo chegar ao suicídio (neste caso, podem ter sofrido algum tipo de abuso sexual na infância).

Sentimentos persistentes de vazio e tédio.

Dúvidas a respeito de si mesmo, de sua identidade como pessoa, de seu comportamento sexual e de sua carreira profissional.

Este transtorno de personalidade é um verdadeiro tormento na vida de quem o possui. Nestes casos, a psicoterapia bem aplicada, com uma medicação bem prescrita – associada ao uso de remédios Florais de Bach –, traz ao borderline um grande conforto mental e físico. Eu, pessoalmente, ainda sugiro à pessoa com este transtorno que trabalhe a sua religiosidade, seja ela de qualquer denominação, e se engaje em algum trabalho voluntário de sua comunidade. Para ela trabalhar a compaixão pelo próximo.

Até hoje, estudiosos neste assunto têm dificuldade em definir novas causas para este transtorno de personalidade. Provavelmente a personalidade borderline é multicausal, e vários outros tipos de estudo ainda necessitarão ser feitos.

Fernando Vieira Filho

Psicoterapeuta/clínico, palestrante e escritor

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por