ARTICULISTAS

Mudar... sempre

Ani e Iná
Publicado em 02/07/2020 às 06:59Atualizado em 18/12/2022 às 07:31
Compartilhar

Impossível ficar parad a cidade é viva e repleta de programas agitados. Escutamos: "Depois da pandemia o mundo não vai ser o mesmo”.

A capacidade de metamorfose é essencial para a sobrevivência. Estar sempre antenadas à necessidade de mudança não é pré-requisito apenas para a vida, mas para nós mesmas.

Mudamos... Somos, como dizia Raul Seixas, "uma metamorfose ambulante". Nossos gestos e rituais não são mais os mesmos. Até mesmo na questão cultural. Na música, na moda, nos relacionamentos. E é hora de mudar novamente! O planeta em transformação, nada é para sempre. (Os sentimentos? Talvez...).

A tecnologia avançando… A quarentena para alguns tranquila, para outros um pesadelo. Zeo Toyo, filósofo, nos fala: "Não é o isolamento o seu problema, mas sim o medo de enfrentar seus dragões interiores. Aqueles que você sempre quis afastar de você. Agora não pode fugir. Você foi isolado para poder falar com você".

Muitos são avessos às mudanças, uma intolerância ao universo digital, que alterou os costumes e trouxe transformações. O mundo online dita uma nova maneira de viver em sociedade e se divertir. Diferente do jogo, do ócio criativo e de estar com a gente mesmo, a diversão tem a ver com a busca pelo nosso prazer, natural. Quando conseguimos essa sensação ao escapar da rotina, ótimos são os benefícios no corpo e na alma. O celular, nossa recente extensão corporal, já faz parte da própria diversão e de uma grande mudança. No mundo cada vez mais conectado entre o físico e o digital, o registro nas mídias sociais prolonga nossa emoção. Muitos resistem ao novo e sofrem ao ver a vida se transformar.

O mundo presente está de cara nova. É o fim? Não, o começo. Uma transmutação. Lembram-se da epidemia do vírus da imunodeficiência humana da AIDS? De uma época em que o amor era incondicional e de muita liberdade? Transmutamos...

A DENGUE? Quantas mortes!… Apenas uma picada do mosquito Aedes aegypti? Transmutamos...

A Chikungunya, que trouxe risco de microcefalia ao bebê? Transmutamos...

Entrou em cena em 2009, causada pela mutação do vírus Influenza, a gripe H1N1. Tomamos a vacina, mas o vírus continua circulando. Transmutamos...

Em 2020, a Covid 19, um vírus que nos assusta com um contágio como nunca visto antes. Vamos transmutar...

Vírus sofrerão mutações e nos visitarão em cada década. Faz parte desse mundo evolutivo.

Convenhamos, a vida é cíclica. E sendo a vida não só uma caminhada em linha reta, ela dá voltas. O fato é que chega uma hora em que não há como não avistar sinais de mudança no topo de cada onda. E vamos entrar na onda. Somos mutantes!

Permitamo-nos cantar com Lulu Santos: "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo passará".

Dois beijos...

Ani e Iná

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por