ARTICULISTAS

A floresta e a chácara

Há algum tempo tenho abordado um assunto delicado e angustiante, que é a derrubada de árvores da Chácara Eva Reis

Mário Salvador
Publicado em 26/02/2020 às 19:14Atualizado em 18/12/2022 às 04:31
Compartilhar

Há algum tempo tenho abordado um assunto delicado e angustiante, que é a derrubada de árvores da Chácara Eva Reis. Embora eu escreva constantemente sobre a bela chácara, há tempos eu não aparecia por lá, para ver situação do imóvel, mesmo ele sendo bem pertinho de onde moro; mais ou menos um quilômetro daqui. É possível ir a pé, apreciando a paisagem, sem ter pressa de chegar. Então, para matar saudade e por curiosidade, fui lá, mas me arrependi dessa ideia minha. 

Fui visitante assíduo da chácara, sempre a convite da poetisa Eva Reis. Naquela época, curti a gostosa sombra que a pequena e maravilhosa floresta oferecia a quem teve a alegria de lá estar. Porém agora, em nova visita, fiquei aborrecido ao ver como se encontra a mata que foi uma das maravilhas da nossa Uberaba.

Aos poucos, devagar, devagarzinho, as belas árvores vão caindo... Os enormes troncos das árvores serradas estão à mostra para que os curiosos tenham uma pequena ideia de quão enorme eram aquelas árvores...

Conversei com alguns residentes da área e eles se lembravam de como Eva Reis zelava da sua floresta. Todos os dias, lá estava Eva varrendo as “avenidas” com uma vassoura e não deixando uma única folha no caminho... Não pude ver a antiga residência de Eva. Não sei se a casa ainda está lá... Enfim, tristeza só! Por que é que eu tinha de ir lá?!

Ao ver a situação atual da ex-bela chácara, imaginei uma comparação do brutal corte das árvores com o desmatamento da nossa Amazônia. Tenho em mente que, quando se anuncia um desmatamento daquela floresta, sempre fazem uma comparação, para que tenhamos nós, leigos, uma vaga ideia da tragédia: “A área que foi desmatada equivale a cinquenta mil campos de futebol...”. Será que conseguimos, realmente, imaginar esse tamanho?

Pois pretendo comparar o problema da chácara como o amazônico, sugerindo que cada árvore abatida na chácara equivale a dez milhões de árvores abatidas lá na grandiosa floresta amazônica. Talvez seja pouco, mas já dá para pensar no assunto...

Quem tiver oportunidade, passe pela chácara e constate como está o desmatamento por lá... E, num pequeno esforço, pense na floresta amazônica, desmatada diariamente, em que pese toda fiscalização no setor.

A Chácara Eva Reis tem os dias contados, a não ser que um milagre aconteça... E a floresta amazônica que se cuide! Tamanho não é documento para quem quer cortar árvores! 

Se a chácara falasse, ela diria: “Um pouco mais de tempo e vocês já não me verão mais!”. E eu completaria o lament “Em muito menos tempo do que você pensa!”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por