ARTICULISTAS

Superar é preciso

Não só em novelas, mas principalmente na vida real, é comum nos depararmos com pessoas

Eliana Barbosa
Publicado em 20/02/2020 às 18:43Atualizado em 18/12/2022 às 04:25
Compartilhar

Não só em novelas, mas principalmente na vida real, é comum nos depararmos com pessoas que não perdoam o passado que tiveram. Com isso, tornam-se destemperadas, irritáveis, magoam os outros e sofrem ao mesmo tempo. Podem ter boas famílias, mas não conseguem ser felizes com elas. E assim, tanta gente vivendo de forma amarga, carregando traumas, mágoas e culpas... 

Se este é o seu caso, veja, então, o que você pode fazer para superar as dores do seu passad

•    Em primeiro lugar, coloque o passado em seu devido lugar: no passado! E lá, no ontem, você não vai poder mudar o que aconteceu, mas pode, hoje,  transformar a maneira de lidar com esses acontecimentos.

•    Ao invés de se sentir vítima das feridas do passado, veja-as, agora, com a maturidade que você tem. Quando mais jovem, sua tendência foi de dramatizar os fatos e isso acabou por torná-los mais marcantes. 

•    Para facilitar essa visão madura do passado, use e abuse da compaixão, procurando se imaginar no lugar daquelas pessoas responsáveis pelo seu sofrimento, refletindo sobre o tipo de vida que tiveram e exercitando o perdão.

•    Perdoar vai libertá-lo do lixo emocional chamado “ressentimento” – ficar sentindo e ressentindo algo que já não é mais real – e o deixará pronto para sonhar e agir em busca de dias melhores. Entretanto, não perca seu tempo tentando colocar o passado no esquecimento, porque você só conseguirá esquecer se sofrer algum problema cerebral que cause perda de memória.

•    Você perdoa quando se desfaz da esperança de que o passado poderia ter sido diferente e segue seu caminho buscando criar um presente feliz e, assim, um amanhã de prosperidade.

•    Procure ver as tragédias que vivenciou como experiências valiosas que o deixaram mais preparado para a vida. E quanto aos problemas do presente, veja-os como desafios que, superados, mudarão a sua existência!

•    Cuidad Ficar preso no ontem, com suas dores e culpas, pode levá-lo à depressão. Por outro lado, só pensar no futuro vai acabar gerando em você transtornos de ansiedade.

•    Por isso, valorize o hoje como um verdadeiro presente de Deus. É hoje que você pode ser grato, equilibrado, sensato e dono de seu destino!

•    E, em relação às pessoas que fazem parte do seu triste passado, liberte-as de seu coração, entendendo que você jamais será capaz de mudar a natureza delas. Então, de agora em diante, mude você – perdoe-se, perdoe aos outros e abra as portas para a felicidade! 

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por