ARTICULISTAS

Leitura

Que livro você está lendo? Certamente, já te fizeram esta pergunta. O que você respondeu?

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 18/01/2020 às 11:03Atualizado em 18/12/2022 às 03:38
Compartilhar

Que livro você está lendo? Certamente, já te fizeram esta pergunta. O que você respondeu? Não se lembra? Não estava lendo livro nenhum? Não soube responder? Bem, trata-se de uma interrogação com múltiplos significados: atitude permanente, ação com continuidade etc. Você aprendeu isso na escola. Em outras palavras: ler é algo dinâmico. Se você sabe ler, continue lendo, não desperdice seu tempo, não pare! 

Nesse sentido, deixar de ler seria o mesmo que não caminhar tendo pernas aptas e boa saúde. Preste atençã qual é a desculpa para não caminhar, para não sair às ruas, para não passear por aí? Mesmo quem tem alguma dificuldade motora caminha, nem que seja numa cadeira de rodas. Você sabe que cegos leem? Já ouviu falar do sistema Braille? Com certeza! Sabe como funciona? A maior cegueira é a de quem não quer ler.

Ah, você tem dificuldade para escolher um livro. É natural, muita gente padece desse dilema. Peça ajuda a alguém. Eu posso ajudar. Na internet você encontra muita gente comentando, indicando, falando e escrevendo sobre livros. Existem livros sobre outros livros, existem pessoas especializadas em avaliar, criticar e indicar livros. Talvez você não saiba, mas o mercado editorial emprega milhares de pessoas, de escritores a ilustradores, de revisores a tradutores e diagramadores. São os profissionais do livro. Ah, não posso me esquecer dos livreiros, dos vendedores nas livrarias!

Dificuldade com a leitura? Muitas letras? Um amontoado de palavras? Sei… Já consultou um oftalmologista ou um neurologista? Ah, que bom! Pois é, faltam estímulos, ações contínuas, políticas públicas e bons exemplos. Vamos lá! Anime-se! Sabe aquele livro que te interessou? Pegue, abra, folheie, passe as páginas, leia as orelhas, admire a capa.

Sua mãe lia para você na infância, te contava histórias? Já pediu ajuda aos professores? Eles costumam indicar e sugerir centenas de livros aos alunos. Espero que você tenha lido alguns e não tenha se contentado apenas com resumos, resenhas prontas ou filmes e documentários. Nada substitui a leitura de um livro!

Existem poucas livrarias e poucas bibliotecas? Sim, sou obrigado a concordar. Falta fomentar a leitura como política de governo. Muitas coisas nos distraem, nem sempre as bibliotecas são acessíveis, nem sempre encontramos o que desejamos nas estantes. Às vezes nos confundimos com tantas prateleiras, nos perdemos em meio a tantos volumes, não é?

Como escolher um livro? Você quer saber se deve começar com poesia, conto, crônica ou romance? Melhor do que eu te dizer por onde começar é você mesmo experimentando um por um. A solução é ler um pouco de cada um e não ter receio das palavras desconhecidas. 

Como escolher um autor ou autora? Como saber se você vai gostar? Entendi sua preocupação, mas devo dizer que não existem parâmetros exatos. Literatura não é ciência exata, não tem regras fixas, rígidas… Então, qual é o livro que você está lendo?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por