ARTICULISTAS

Não ter medo

Normalmente as leituras da liturgia, próprias do tempo do Advento, reportam situações um tanto espantosas

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 13/12/2019 às 20:27Atualizado em 18/12/2022 às 02:46
Compartilhar

Normalmente as leituras da liturgia, próprias do tempo do Advento, reportam situações um tanto espantosas, mas mostram a possibilidade que existe de superação de todas as fraquezas e medos, apresentando uma mensagem de esperança e alegria para toda a humanidade. O propósito é o anúncio da vinda do Filho de Deus para construir o Reino de superação de todas as limitações humanas. 

Celebrar mais um Natal de Jesus Cristo significa despertar nas pessoas a preocupação com uma vida nova, num clima de fraternidade e comprometimento com as realidades do cotidiano. Sem isto não há verdadeiro Natal, porque as práticas não condizem com os ensinamentos de Deus. Por isto, o medo e a insegurança tomam conta das pessoas, que ficam sem estímulo para viver.

Esse caminho proposto para a humanidade percorrer tem que estar apoiado e fundamentado na confiança depositada em Deus, de onde emana o que é necessário para a pessoa ser alegre e feliz. É um caminho de fé, de libertação, mas também de real segurança, ânimo e superação de todo tipo de opressão. Quem confia em Deus e se deixa cativar por Ele consegue ter vida livre e sem medo.

Com o acontecimento da Encarnação do Verbo de Deus, isto é, a vinda de Jesus Cristo no Natal, toda natureza se transforma e se torna instrumento messiânico de salvação. Há uma elevação do ser humano e de toda a humanidade, mesmo no meio das realidades de injustiças que ameaçam a vida. Ao ter fidelidade a Deus, muitas enfermidades, principalmente espirituais, podem ser sanadas.

Os critérios do Reino de Deus conduzem à liberdade, não ao medo e nem podem ser moldados conforme interesses egoístas. É o Reino da fraternidade e do compromisso com a vida das pessoas mais carentes e sofridas. Essa foi a meta e a conduta de Jesus, a quem somos convidados a seguir dentro da reflexão do Advento. O Menino nasce com a profecia de ser o Deus conosco, para salvar o mundo.

A alegria que a pessoa tem, por estar em sintonia com Deus, deve superar todas as dificuldades e todo tipo de medo que ameaçam a intimidade do ser humano. A vinda natalina de Jesus, que é manifestação da bondade e da ternura de Deus, deu oportunidade para uma ação libertadora. Jesus veio trazer uma Boa Notícia, convocando as pessoas para uma autêntica conduta de vida. 

(*) Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por