ARTICULISTAS

Temporada de chuva

Mário Salvador
Publicado em 03/12/2019 às 07:19Atualizado em 18/12/2022 às 02:29
Compartilhar

Estamos em época de chuvas – a estação verde. Gosto de chuva, mas daquela mansa, criadeira, capaz de devolver o verde à natureza, ou seja, gosto de chuva “educada”.

Chuvas moderadas são minhas admiráveis parceiras no que se refere a aguar plantinhas. Sempre que a chuva passa, vou verificar se a terra do meu quintal e os vasos de plantas ficaram adequadamente molhados. Se for preciso, arremato a admirável empreitada da chuva benfazeja.

Tempo de chuva é tempo de acabar com aquela poeirinha fina que teima em se acomodar sobre os móveis, enfeites e outros objetos - poeirinha que exige limpeza constante, pois é incansável no seu ofício de empoeirar tudo em casa. E nos automóveis, a poeira adere com surpreendente facilidade. Até parece que ela ama dar voltinhas nos veículos motorizados... Quem gosta de poeira em automóvel é flanelinha... Esse assunto de poeira me faz lembrar que, em Uberaba, poucas vezes vi redemoinhos levando a poeira para o céu. Já em Araguari, minha terra natal, eles eram habituais na minha infância. Não raro, levavam para os céus alguma peça de roupa. Ou muitas...

Mas para apagar a poeira, nada melhor que a chuva. A chuva lava ruas e telhados, refresca, limpa a poluição atmosférica, garante a umidade e qualidade do ar e da água, rega a terra que vai receber a semente, irriga campos agrícolas e de pasto, facilita o crescimento da vegetação, enche os lençóis freáticos, rios, lagos, represas e reservatórios... Chuva na medida certa não causa estragos e ainda abastece o rio Uberaba (de onde vem a água para as nossas torneiras). Isso evita acionar os motores para transpor água do rio Claro a fim de auxiliar o rio Uberaba no fornecimento de água para a cidade.

Felizmente não temos, com frequência, aqui no Brasil, os impiedosos vendavais, que antecedem pesadas e destruidoras chuvas. Já tivemos chuvas que causaram estragos pela cidade, mas foram poucas. Chuvas fortes podem destruir casas, pontes, viadutos, leitos de rodovia, derrubar árvores, provocar alagamento, enchente, deslizamento de terra em área montanhosa, inundar rios e lagos, trazer risco de doenças, e provocar morte de pessoas e animais.

Nós, seres vivos, dependemos da água para viver. Por isso agradecemos a Deus por nos abençoar com mais uma temporada generosa de chuvas. Chuva é alegria e prosperidade. Chuva é vida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por