ALTERNATIVA

Município não fiscaliza funcionamento das ferias itinerantes

Lídia Prata
Publicado em 07/10/2019 às 19:04Atualizado em 18/12/2022 às 00:54
Compartilhar

Lançada na noite dessa segunda-feira a 66ª edição da JM Magazine, que traz na capa o CEO do Grupo São Francisco, Lício Cintra. Noite prestigiada por autoridades, políticos e principalmente pelos parceiros da revista, cujos exemplares chegam hoje às bancas. Na foto de Paulo Lúcio, à esquerda a digital incluencer Marina Cadelca, que apresentou o evento, o empresário Gilberto Barata (IEATM) e a presidente da FIEMG Regional, Elisa Araújo

É muito abuso!

Não dá para entender a facilidade com que a Prefeitura de Uberaba concede alvará para funcionamento de feiras comerciais na cidade, muito menos os critérios (se é que tem) para liberá-las. É inegável o prejuízo que essas feiras itinerantes causam ao comércio regularmente estabelecido, que paga impostos e gera empregos na cidade. Ao contrário dos lojistas daqui, essas feiras não têm qualquer compromisso com Uberaba. Vêm, montam barracas em locais improvisados, vendem produtos sem nota fiscal (e, portanto, lesam o Fisco), não empregam nossa mão de obra e levam daqui o dinheiro que poderia estar circulando na cidade. A tal Feira do Brás, instalada num terreno em frente ao Aeroporto, é o mais recente exemplo dessa desfaçatez. Francamente!

Dois pesos

Se a Prefeitura de Uberaba faz exigências e mais exigências ao comércio regularmente instalado, dificultando ao máximo a liberação e a renovação de alvarás de funcionamento, o mesmo não ocorre em relação às feiras itinerantes. Deveria ser o oposto. O Poder Público precisa instituir regras mais rigorosas para a concessão de licenças para quem “amanhece e não anoitece” na cidade, vendendo produtos em condições que ferem frontalmente as leis tributárias, trabalhistas, consumeristas, e até mesmo as boas práticas de higiene e limpeza. Uberaba precisa parar de receber de “braços abertos” quem não contribui em nada para o seu desenvolvimento, como é o caso dessas feiras de malhas, do Brás e similares.

Mais luz, por favor!

Finalmente a PPP da Iluminação parece que vai sair do plano das boas intenções para a prática. Na sexta-feira foi deliberado o início do programa que propõe a troca de 50 mil lâmpadas convencionais por similares de LED nos próximos 18 meses. Isso significa que a cidade deve clarear bastante, a começar pela periferia, segundo determinação do prefeito Paulo Piau. Se de fato for feito todo o prometido, a iluminação de Uberaba deve melhorar bastante. É o que se espera.

Escuridão danada

Embora não seja obrigação do município, mas sim da União, a Prefeitura bem que poderia cuidar da iluminação do acesso da BR-050 pela avenida Santana Borges, já que toda a extensão daquela via terá as lâmpadas substituídas por LED. A alça de acesso é uma curva fechada, num local totalmente escuro. Merece atenção.

Confusão

A propósito, no lado oposto, o acesso da BR-050 ao conjunto Beija-Flor continua muito confuso. As recentes mudanças no trânsito para adaptar a vida ao BRT têm trazido mais transtorno do que solução aos motoristas que entram por ali para acesso à avenida Santana Borges, fazendo a rotatória no Beija-Flor. Merece revisão.

Casa da Mulher

Deputado federal Franco Cartafina está trabalhando para viabilizar o projeto “Casa da Mulher Brasileira” em Uberaba. Nessa segunda-feira, ele esteve na Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, e acredita que há chances concretas nessa parceria com o município, através da Seds. “Será um formato muito interessante de acolhimento e suporte para as mulheres vítimas de violência, visto o crescente número de registros nesse sentido. Já tivemos algumas reuniões, semana que vem devemos falar com prefeito e outros órgãos como MP, Defensoria, Polícia. Dando certo, será a primeira em Minas” – frisa o parlamentar. Tomara que dê certo!

Na parada

Ex-deputado estadual Antônio Lerin está buscando articular sua candidatura a prefeito em 2020. Desta vez, por novo partido cujo comando ele tenta viabilizar em Uberaba. Embora tenha “dado trabalho” aos adversários nas eleições municipais passadas, em 2018 ele não conseguiu se reeleger deputado estadual e atualmente está sem mandato.

Papo reto

Por iniciativa dos vereadores Agnaldo Silva, Rubério Santos e Chiquinho da Zoonoses, o projeto que estabelece o novo Plano Diretor de Uberaba estará em debate na audiência pública marcada para as 19h, no plenário da Câmara Municipal. A audiência é o melhor momento para discussão, crítica e apresentação de sugestões, porque subsidiará as emendas parlamentares, de modo a aperfeiçoar o texto original. A hora de a população participar é esta. Depois não adiantará lamentar...

Melancia?

O general da reserva Eduardo Rocha Paiva desembarca hoje em Uberaba para proferir palestra no Curso de Estudos de Política e Estratégia promovido pela Delegacia Regional da Adesg em Uberaba. Considerado polêmico, Rocha Paiva virou alvo do Twitter do presidente Jair Bolsonaro em julho, quando o chamou de “melancia”, numa referência ao aspecto da fruta: verde por fora (cor característica do uniforme militar) e vermelho por dentro (uma alusão ao comunismo). Recentemente, o general Rocha Paiva disse que a indicação para a embaixada nos Estados Unidos seria um “suicídio de reputação”.

Ministro interino da Agricultura e Pecuária, Marcos Montes comandou na manhã dessa segunda-feira, em Brasília, reunião com representantes do Reino Unido, incluindo o embaixador Vijay Rangarajan e conselheiros internacionais para o clima. Na pauta, a produção agrícola sustentável e potencial da parceria entre Brasil e Reino Unido. Marcos Montes saiu otimista do encontro, diante das possibilidades de ampliação dessa parceria

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por