ARTICULISTAS

Estou envelhecendo, e agora?

O que você pensa sobre o envelhecimento? Diferentes experiências de vida criam diferentes formas

Daniela Mendes dos Santos
Publicado em 17/09/2019 às 22:10Atualizado em 18/12/2022 às 00:21
Compartilhar

O que você pensa sobre o envelhecimento? Diferentes experiências de vida criam diferentes formas de imaginar e vivenciar o envelhecer. As crenças e costumes dos variados países e continentes influenciam no valor que damos ao envelhecimento. Há quem diga que o envelhecimento é marcado pela aposentadoria e conquista de tempo livre para realizar a viagem dos sonhos, novos projetos, ou tempo livre para descanso. Já outros relacionam o envelhecimento às doenças e perdas funcionais. 

Parece um tanto curioso, mas o envelhecimento é um processo que se inicia desde nossa concepção no útero da mãe. Sendo assim, concorda comigo que vivemos em processo de envelhecimento? Por que, então, o medo de envelhecer? Estamos acostumados a uma rotina intensa de atividades, trabalho, cursos, encontro com amigos, reuniões em família, trabalho voluntário, crochê, conversa com a vizinha no passeio, novelas, entre outros. E acabamos por deixar a construção de hábitos de vida saudáveis para cada vez mais perto da “velhice” e raramente planejamos nossa aposentadoria. “E se a aposentaria chegar e eu não estiver preparado para me afastar das atividades que sempre deram sentido à minha vida? E se eu não conseguir me aposentar?” “E se por alguma condição de saúde eu não puder mais trabalhar, cuidar da minha casa e dos netos?” “E se minha “memória” falhar e eu não conseguir mais ler um livro, ir sozinho ao supermercado ou mesmo não conhecer mais meus filhos?” Essas perguntas nos instigam a refletir sobre o planejamento de um futuro com qualidade de vida. Por isso, a Terapia Ocupacional busca auxiliar no resgate, construção e alcance de projetos de vida significativos para a vida de cada indivíduo.

Vamos pensar nas pessoas idosas que conhecemos: há algumas que são ativas e fazem de tudo sem dificuldade; nesse caso, os terapeutas ocupacionais vão trabalhar prevenindo doenças e incapacidades, na maioria das vezes com atividades em grupo. Há pessoas idosas que apresentam alguma condição de saúde (doença) que pode se agravar com o tempo; nesse caso, os terapeutas ocupacionais vão trabalhar com atividades que ajudem a melhorar os hábitos ruins de saúde e prevenir que a doença evolua para um estágio crônico. E, no caso de pessoas idosas com doenças crônicas e/ou com incapacidades, os terapeutas ocupacionais vão realizar a reabilitação e indicação de adaptações e de tecnologia assistiva.

Ao entrar em contato com uma pessoa idosa, o Terapeuta Ocupacional busca conhecer sua história de vida e seus hábitos, preferências e dificuldades, realizando uma avaliação ampla para levantar as habilidades, os facilitadores e as barreiras na rotina de cada indivíduo. Os atendimentos poderão ser realizados individualmente ou em grupo, dependendo da necessidade do idoso. Os atendimentos em grupo criam um espaço de trocas e vivência que oferecem muitos benefícios para os idosos.

Não sabemos quantos anos vamos viver, por isso, precisamos buscar hábitos de vida saudáveis e estímulos que nos auxiliem a manter a qualidade de vida.

E agora? O que você pensa sobre o envelhecimento? 

(*) Terapeuta ocupacional (Crefito 4/16428-TO) e integra a equipe do Ineps (Instituto de Neurociências Elza dos Passos Silva), com sede em Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por