ARTICULISTAS

As surpresas da vida

O aviso foi dado: um meteoro deve se chocar com a Terra. É preciso conhecer todas as possibilidades

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 14/09/2019 às 13:03Atualizado em 18/12/2022 às 00:17
Compartilhar

O aviso foi dad um meteoro deve se chocar com a Terra. É preciso conhecer todas as possibilidades e saber quais providências as autoridades estão tomando. Dificilmente a Terra e os humanos vão escapar dessa tragédia, lembrando que não é a primeira vez que isso acontece, nem deverá ser a última. Talvez, pra nós, humanos, seja o fim, assim como foi para os dinossauros um dia, mas, se nem tudo se desintegrar, ainda sobrará vida no planeta. Não se sabe se vida inteligente, mas isso está difícil na atualidade, não vai fazer muita diferença. 

Não adianta apavoramento. Por hora, não há como sair da Terra. Se fosse uns séculos adiante, já teríamos desenvolvido meios de fugir da catástrofe. Não deu, não adianta chorar o leite derramado, isto é, o meteoro despencado. Ele virá! E não teremos tempo. Sempre reclamamos de tempo; agora, o tempo acabou. Se tivéssemos acreditado mais na ciência, se tivéssemos levado a sério essa história de que a Terra é oval, se tivéssemos estudado mais as mudanças climáticas, se tivéssemos mais verbas para a pesquisa, teríamos chance de escapar da hecatombe.

A besta, isto é, o meteoro, já foi batizado, trata-se do 2018QUEI0, embora merecesse um nome melhorzinh “Destruidor dos Mundos” ou “Abusador da Galáxia”. Ele é grande! Segundo as agências espaciais, tem 60 quilômetros de diâmetro, tamanho suficiente para causar muita destruição. Não que nós não estejamos acostumados com essas coisas de poeira, poluição, desastres ambientais…

Os líderes mundiais estão se mobilizando para evitar um desastre de grandes proporções, mas as chances de sucesso são muito pequenas. Uma questão importante é onde ele vai cair. Onde será o impacto principal? Há grande expectativa de que caia no mar; as especulações já começaram. O presidente da França disse que vai cair no Brasil, mais precisamente em Brasília. Pode ser fake news, muita coisa que envolve Brasília é mentira nos dias atuais. Já o presidente do Brasil disse que vai cair na França e que vai ficar espetado na torre Eiffel. A conferir! O presidente americano afirmou, do alto da sua sabedoria e munido da melhor tecnologia, que vai cair na Rússia, que sumirá do mapa pra sempre. O presidente russo retrucou e disse que a possibilidade de cair no México é grande, como o meteoro anterior — que teria caído no Golfo do México —, mas ele disse que vai dar um jeitinho de desviar a trajetória do bichão mais pro norte. Os chineses e indianos não estão muito preocupados, acham que sobrarão habitantes, visto que eles são muitos. Os presidentes africanos reclamam de que, mais uma vez, a África será excluída dos eventos. 

Ruim será se cair no deserto australiano ou no Saara: vai entrar areia no olho de todo mundo. Não adianta entrar em pânico. Devíamos ter pensado nisso antes! Até chorar será complicado. Mas eu avisei!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por