ARTICULISTAS

Comer, beber, viver

Um dos assuntos que mais cutucaram os formadores de opinião desde o começo deste ano

Ani e Iná
Publicado em 11/09/2019 às 22:03Atualizado em 18/12/2022 às 00:12
Compartilhar

Um dos assuntos que mais cutucaram os formadores de opinião desde o começo deste ano foi o que colocar na mesa, ou melhor, na boca.  

Receitas como costelinha macia e suculenta que derrete na boca, feijoada, bacalhoada, boi no rolete, paeja, peru imperial recheado com farofa e castanha contrapõem-se com o mundo dos veganos e vegetarianos. Já temos restaurantes orgânicos com "hambúrguer para a turma veggie", bolinhos de tapioca, torta mousse de hibiscos e até cerveja orgânica. As dietas sem glúten e sem lactose viraram febre. Livros são escritos. 

Tirar os "vilões" do cardápio para uns ou para outros é quase impossível. De um lado estão os "carnívoros", do outro lado os ”protetores dos animais".

Lembram-se daquela carne de porco na banha que ficava em uma lata e eram esquentadas as "postas” no almoço e no jantar?  Daquele delicioso fim de tarde comendo bolo de cenoura no sofá da casa da avó? Há quase uma relação afetiva.

A batalha começou...

Por um lado, gostamos de tomar leite no curral da fazenda e comer aquele franguinho caipira, o pão de queijo meia-cura da serra da Canastra recheado com goiabada e doce de leite e ainda empanado no queijo parmesão, cocada e pé de moleque, doce de mamão e muito doce. Continuamos vivos e saudáveis! 

Por outro lado, foi proibido açúcar, refrigerante, leite em caixinha, sorvete. Tudo é veneno. É zero açúcar, é zero doce, é zero Nescau, é zero refrigerante, é zero isso e aquilo.  Continuamos vivos e saudáveis!

Nossa velha conhecida, a rainha dos baixinhos, hoje apresentadora de programa, Xuxa, declarou alto e bom som: "Eu e Ju somos veganos. Não comemos bichos!" E como estão em forma!!!!!

Mulheres almoçam uma barrinha de cereal, granola, o pão de queijo é de chia e quinoa, no lugar do queijo, manteiga, farinha e ovo.  Tem uma linha diferenciada até para os bebês.  

E os nutricionistas, o que dizem a respeito? "Muita carne vermelha faz mal, mas se eliminá-la totalmente poderá surgir uma anemia."

Existe uma preocupação com o futuro. Isso angustia. No meio de todo esse burburinho, o objetivo é liberarmos as tensões e acalmarmos a mente em um encontro agradável e descontraído com os amigos. Os da "ala" dos veganos ou vegetarianos que comam a cenourinha temperada com os sucos dos mais variados. Os que forem da outra ”ala" que tomem chope ou umas cervejinhas geladas, muitos petiscos. O melhor é que injetem paixão e entusiasmo no momento presente, pois a vida nada mais é que comer, beber e viver o aqui e agora.  

Dois beijos

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­(*) [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por